Blog
Categoria:

Responsabilidade Social externa válida no âmbito da Primazia da Gestão
Uma reflexão sobre o que são Ações Sociais válidas no âmbito do conceito de Responsabilidade Social externa e a partir dos fundamentos da Primazia da Gestão.

O lugar das Auditorias e das Certificações no Movimento da Primazia da Gestão
Como as auditorias e certificações, como práticas corporativas consolidadas, devem ser adaptadas ao movimento da Primazia da Gestão e quais as alternativas para que esta adaptação aconteça sem que fiquem extintas.

As lições de Star Trek em relação a Primazia da Gestão
O que a série Star Trek, com sua Federação doa Planetas Unidas e sua Frota Estelar, pode nos ensinar em relação aos fundamentos da Primazia da Gestão e quais as conexões que podemos fazer com os REPG - Referenciais de Exemplaridade da Primazia da Gestão.

A alienação dos profissionais de Recursos Humanos
É muito comum comentários alienados de profissionais de Recursos Humanos que não compreenderam ainda sua missão na transformação das empresas. Este artigo aborda as principais missões para a área de RH do século XXI.

Entenda as diferenças dos Modelos de Excelência em Gestão com os REPG
Entenda as diferenças entre os modelos de excelência em gestão disponíveis no Brasil e no mundo com os REPG da Gauss e faça sua própria análise de qual será mais adequado em sua organização.

Estruturas organizacionais inovadoras como melhoria do sistema de governança
Neste artigo abordamos o quanto as estruturas organizacionais clássicas, baseadas na hierarquia com foco em "comando e controle", precisam ser substituídas por estruturas mais inovadoras baseadas como a Holacracia com foco em "perceber e responder".

Como melhorar suas Vendas – um tema ainda negligenciado ou tratado de forma amadora
Neste artigo falei um pouco sobre Vendas, um tema tratado com muito amadorismo nas organizações em geral e também muito negligenciado pelos cursos de administração de empresas.

Qual seria a “bíblia” de uma empresa?
Se cada um de nós acaba adotando algum referencial moral para submeter-se durante a vida, qual seria este referencial para as empresas?

Indicadores de Desempenho e Análise Crítica para tomada de decisão: uma “bola parada”
A importância da Estruturação de Indicadores de Desempenho como suporte para as Análises Críticas como meio legítimo da Tomada de Decisão

A ausência do indicador de Custos da Não Qualidade nas empresas
A ausência de uma estrutura de custos que mensure a falta da qualidade nas operações e um indicador que explore e divulgue isto é uma grande lacuna para atingir a primazia da gestão

Gestão DE Processo é diferente de Gestão POR Processo
Conheça as diferenças entre Gestão DE Processo e a Gestão POR Processo

Basta de Gestão da Qualidade ou Excelência da Gestão: o foco agora é Primazia da Gestão
Porque a palavra qualidade e/ou excelência não deve representar mais o estado da arte da gestão






O poder da aleatoriedade do número 30
Uma amostra estatisticamente válida consiste numa fração de uma população bem maior que, sendo avaliada, fornece as mesmas conclusões quando se comparado [...]

CLIMA & CULTURA Organizacional – O que é fator crítico de sucesso para gerir a Mudança?
Gerir esta Mudança perpassa necessariamente pelo diagnóstico não somente do CLIMA, mas também e preponderantemente da CULTURA organizacional. CLIMA é superficial demais para compor os reais motivos dos fracassos dos projetos de mudança

Seis erros que o executivo comete na gestão de riscos
Autor de A Lógica do Cisne Negro, Nassim Taleb sustenta, com os demais autores do artigo, que a cartilha convencional da gestão de risco não prepara [...]

Case: Redução de Reclamações com o uso da Estatística
Quando um cliente reclama de algum serviço ou produto que uma determinada empresa oferece, é inevitável dizer que a satisfação do cliente, em relação [...]

Sete obstáculos internos à inovação
Inovar é a pedra fundamental de um negócio de sucesso. Se é assim, então por que é tão difícil para muitas empresas intensificarem seus esforços nessa [...]

Empresas Brasileiras Correm para “Ajustar” Cultura Interna
São Paulo - A cada três meses o presidente do banco Votorantim, João Teixeira, e três dos 15 diretores da companhia dedicam uma manhã a um encontro que não trata de dados financeiros [..]

O que a Gestão é? Arte, técnica ou ciência?
Gestão (gerenciamento) pode ser definida como um “ato” ou “omissão” interferencial nos processos de uma organização com vistas ao alcance dos objetivos [...]

Escala de Likert: O qué é e como utilizá-la
Ao contrário das perguntas sim/não, a escala de Likert nos permite medir as atitudes e conhecer o grau de conformidade do entrevistado com qualquer [...]

Introdução: Texto, sem contexto, vira pretexto!
O livro MAPEAMENTO E GESTÃO POR PROCESSOS / BPM (Ed. M Books) configura uma iniciativa da Gauss Consulting Group, na pessoa de seus sócios e principais representantes técnicos (os autores), para [...]

Petrobras altera estatuto e cria Nova Diretoria de Estratégia, Organização e Sistemas de Gestão (Agência Brasil)
O Estatuto Social da Petrobras foi alterado dia 04/08/2016 durante a Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas da companhia e já está em vigor. Com as mudanças, foi criada a Diretoria Executiva de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão [...]

3 erros que você deve evitar na análise estatística do seu artigo científico
A análise estatística exerce papel fundamental na pesquisa científica. Com ela podemos sair do plano da especulação, supomos relações de causa e efeito [...]

Análise de Processos x Transformação de Processos
Quando falamos de melhoria de processos organizacionais com base no BPM, há duas maneiras de se fazer: através da Análise de Processos ou através da Transformação de Processos [...]

A Qualidade pede socorro!
Realmente esta é a percepção de muitas pessoas no ambiente corporativo e os motivos para este tipo de percepção têm lá suas causas mais fundamentais [...]

Conhecendo os Processos da sua Organização
É muito comum se deparar com diversas pessoas nas organizações que não conhecem mais do que as atividades de sua própria função, independentemente do nível hierárquico em que atua. Esta é uma verdade [...]

ESTUDAR PARA QUE?!
Há uma parcela significativa de pessoas que ainda se perguntam se vale à pena estudar. Pasmem, mas ainda existem certos pais (e mães) que brigam com seus filhos quando [...]

CEG 2016: empresas de negócios compartilhados contam o segredo do sucesso na era digital
Na manhã de 22 de junho, durante o Congresso FNQ de Excelência em Gestão (CEG), aconteceu o primeiro painel do evento, sob o tema “Empresas de negócios compartilhados”, que contou com a participação do [...]

A empresa quer recompensar empregados que correm riscos e aprendem com erros
Líderes dizem que o esforço de vários anos da GE em se transformar numa empresa menor, direcionada para a inovação, exige uma equipe ágil que possa desenvolver produtos de forma mais rápida e barata. A mudança é significativa para a GE, cujo etos corporativo incorporou há muito o conjunto de práticas Seis Sigma [...]

USANDO DATA SCIENCE NO COMBATE A FRAUDES
Observe bem este número: pesquisas mostram que só nos EUA, as fraudes são responsáveis por prejuízos na ordem de 5% do faturamento em pelo menos 30% das empresas [...]

CEG 2016: Miriam Leitão traça panorama do Brasil e fala sobre a importância da gestão compartilhada
A jornalista e especialista em economia Miriam Leitão foi a convidada da palestra magna da edição 2016 do Congresso FNQ de Excelência em Gestão (CEG), realizado em 22 de junho, em São Paulo.

Dia do Consultor – Encontro de Profissionais em São Paulo
O IBCO convida seus Associados e demais profissionais para o ENCONTRO DE CONSULTORES no dia 27 de Junho de 2016, em comemoração ao Dia Internacional do Consultor.

Não posso deixar o ambiente econômico contaminar o time. Ninguém segue um líder pessimista
À primeira vista, fica difícil encontrar alguma coisa em comum entre uma empresa de tecnologia financeira e uma fabricante de papel e celulose. Mas se olharmos bem, no detalhe, Cielo e Suzano têm lá suas semelhanças. Ambas são representantes de um grupo diminuto: setores nos quais o [...]

Dados que curam
O impacto das novas tecnologias de big data no trabalho médico pode ser medido em números. Ao longo da vida, um indivíduo gera o equivalente a 200 terabytes de informações ligadas à sua saúde. Entretanto, em torno de 90% desses dados se perdem porque não são armazenados, ainda. Estima-se que, se os médicos [...]

Esforço do Cliente x Fidelidade
No mercado competitivo de hoje, muitos gestores estão focados na idéia de encantar o seu cliente para assegurar sua fidelidade. Uma pergunta que não podemos deixar de lado: Quantas vezes você como consumidor não comprou mais de uma empresa por conta do [...]

Crise!? Ou seria um teste recorrente para separar o joio do trigo!?
Qual a diferença entre a “pessoa física” da “pessoa jurídica”!? Todos os pressupostos conceituais sobre a gestão das organizações inspirou-se no funcionamento dos organismos vivos. O próprio nome “organização” vem de “organismo”; os departamentos das empresas públicas chamavam-se “órgãos” como uma comparação aos órgãos dos sistemas vivos [...]

Matemático brasileiro ganha grande prêmio científico na França
É o primeiro matemático a receber honraria dada pelo Institut de France e defende nova estratégia no ensino da disciplina

Tocar ou Gerenciar sua Empresa
Muitos empresários garantem que “gerenciam” suas empresas; mas o que é exatamente gerenciar uma empresa? Um bom gerenciamento caracteriza-se preponderantemente pela postura sistêmica e ativa de, profissionalmente, “Interferir” em algo para, mediante esta interferência, conquistar otimização de resultados ou ainda reversão de tendências negativas [...]

A Consultoria Organizacional: uma alternativa cada vez mais viável no Brasil!
No dia 26 de junho será comemorado internacionalmente o Dia do Consultor, por sugestão do ICMCI (International Council of Management Consulting Institutes) e acatado no Brasil pelo IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), o seu braço brasileiro há mais de 40 anos [...]

Como Analytics melhorou a experiência do consumidor no Walt Disney World
No meio dos anos 1960, o sonho de Walt Disney era construir um resort destinado a famílias como nenhum outro. O sonho se tornou realidade quando o Walt Disney World Resort foi inaugurado em 1971, com o [...]

Bons dados não garantem boas decisões
No mundo todo, a tomada de decisões na atividade empresarial entrou numa nova era. A capacidade de colher, armazenar, acessar e analisar dados cresceu em ritmo exponencial na última década. Hoje, empresas gastam milhões e milhões de dólares para administrar a informação que chega de fornecedores e clientes [...]

Quando o cliente está estressado
Consumidores ansiosos precisam de atenção especial. Prestadores de assistência médica a portadores de câncer mostram como fidelizar clientes projetando serviços de “alta emoção”. [...]

As dificuldades de ontem e hoje na tomada de decisão sem dados e informações
No final de 2010 a empresa de consultoria em que trabalho realizou uma pesquisa de mercado para mapear a utilização de dados internos no processo de tomada de decisão junto a empresas dos mais diversos setores [..]

Cinco lições que o Capitão Kirk, pode nos dar sobre Gestão Organizacional
Capitão James Tiberius Kirk é um dos capitães mais famosos da história da Frota Estelar. Há uma boa razão para isso. Ele salvou o planeta Terra várias vezes, parou o Doomsday Machine, ajudou a negociar a paz com o Império Klingon, manteve o equilíbrio de poder entre a Federação e o Império Romulano, e ainda conseguiu lutar contra os nazistas [...]

O FATOR HUMANO COMO ELEMENTO PROPULSOR DO BUSINESS INTELLIGENCE
“A cada dia que passa os softwares de BI são mais disseminados, são mais presentes dentro das organizações, adquirem uma crescente evolução como verdadeiras soluções para otimização do processo decisório das empresas. Tratam-se da ferramenta que, de uma vez por todas, veio revolucionar os padrões analíticos corporativos. Basta adquirir o tal software e, de uma vez por todas, os problemas relacionados à utilização dos dados de uma corporação estarão solucionados” [...]

O TOMBAMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL POR MEIO DE PROCESSOS
Você já dever ter ouvido falar em Gestão por Processos; mas exatamente o que significa gerir uma empresa por Processo? Bom, para responder esta pergunta será necessário explicar as etapas de um projeto de mapeamento de processos [...]

UMA ABORDAGEM TÉCNICA PARA MERECIMENTO DE NEGÓCIOS
Cada vez mais a excelência da Gestão Comercial, que tem a missão hercúlea de VENDER produtos e/ou serviços, está menos associada ao amadorismo e as meras experiências de vendedores “campeões” para alinhar-se definitivamente a novas abordagens que respeitam os pressupostos científicos e acadêmicos! [...]

O VALOR POR DETRÁS DO DADO BRUTO
Atualmente muito se ouve falar em inteligência de mercado, análise setorial, valor da informação. Quem tem maior conhecimento sobre o andamento do seu negócio e os passos dos seus principais concorrentes sem dúvidas sai à frente num mercado cada vez mais competitivo. [...]