Categoria:

diplomas e certificações profissionais

Qual a validade dos diplomas e das certificações profissionais?

Não vale mais nada estampar os cursos que fizemos ou as certificações profissionais que acumulamos. O que valerá mesmo, é o que somos capazes de fazer com os cursos que fizemos e com as certificações que conquistamos, aliado aos resultados que obtivemos, medidos por meio de indicadores numéricos.

Publicado em: 2 de novembro de 2022
Como medir a primazia da gestão

Como medir o estágio da Primazia da Gestão? Pelas certificações ou prêmios conquistados?

Para mim, o advento das certificações está acabado. Totalmente sem valor e sem credibilidade. Da mesma forma, o advento de reconhecer organizações por meio de prêmios está fadado a sucumbir. Este artigo comenta a lamentável perda de credibilidade das certificações e da inadequação dos reconhecimentos de quaisquer natureza, além de fornecer alternativas para que esta situação seja corrigida.

Publicado em: 21 de outubro de 2022
pesquisas eleitorais

As pesquisas eleitorais servem como meio de prever a realidade?

Em época de eleições a validade das pesquisas de opinião pública (estatística indutiva) são frequentemente debatidas, principalmente quando as discrepâncias são grandes quando comparadas as apurações de 100% da urnas (estatística descritiva) . Quais as vantagens e os limites das pesquisas para podermos confiar nos seus resultados.

Publicado em: 5 de outubro de 2022
Gestão POR Processos

Gestão POR Processos / BPM: uma nova visão organizacional

O livro Mapeamento e Gestão por Processos / BPM (Ed. M Books) configura uma iniciativa da Gauss Consulting Group por meio de seus autores, Orlando Pavani Júnior e Rafael Scucuglia, para relatar as experiências pessoais e de nossa equipe de Consultores Credenciados desde os idos de 1990.

Publicado em: 8 de setembro de 2022
Quociente Eleitoral

O que é o Quociente Eleitoral? Uma deformação que precisa ser compreendida.

Compreender em que consiste o sistema de votos proporcional por meio do Quociente Eleitoral é fundamental para entender a deformação que permite que os candidatos com maior quantidade de votos (para as Câmaras Legislativas) nem sempre sejam eleitos e outros, com pouquíssimos votos, possam ser eleitos.

Publicado em: 11 de agosto de 2022
voto consciente

O voto consciente é uma premissa da Primazia da Gestão

Para expressar o estado da arte da gestão em organizações, cuja ocupação dos líderes é, muitas vezes, feita por eleições ou nomeações de alguém eleito, o VOTO CONSCIENTE passa a ser fator crítico de sucesso. Entenda as premissas que fazem do seu voto um voto consciente.

Publicado em: 28 de julho de 2022
recrutamento e seleção

A tirania dos métodos de Recrutamento e Seleção vigentes nas organizações

Tratar de forma mais detalhada a tirania dos métodos de Recrutamento e Seleção vigentes nas organizações em geral é uma prioridade, pois ela acaba reforçando a manutenção de critérios preconceituosos e subjetivos que não asseguram a diversidade nem tampouco valorizam a performance superior.

Publicado em: 14 de julho de 2022
Enterprise

As lições de Star Trek em relação a Primazia da Gestão

O que a série Star Trek, com sua Federação doa Planetas Unidas e sua Frota Estelar, pode nos ensinar em relação aos fundamentos da Primazia da Gestão e quais as conexões que podemos fazer com os REPG - Referenciais de Exemplaridade da Primazia da Gestão.

Publicado em: 20 de abril de 2022
Recursos Humanos

A alienação dos profissionais de Recursos Humanos

É muito comum comentários alienados de profissionais de Recursos Humanos que não compreenderam ainda sua missão na transformação das empresas. Este artigo aborda as principais missões para a área de RH do século XXI.

Publicado em: 6 de abril de 2022
REPG como bíblia organizacional

Qual seria a “bíblia” de uma empresa?

Se cada um de nós acaba adotando algum referencial moral para submeter-se durante a vida, qual seria este referencial para as empresas?

Publicado em: 1 de fevereiro de 2022

Sete obstáculos internos à inovação

Inovar é a pedra fundamental de um negócio de sucesso. Se é assim, então por que é tão difícil para muitas empresas intensificarem seus esforços nessa [...]

Publicado em: 13 de setembro de 2016

Escala de Likert: O qué é e como utilizá-la

Ao contrário das perguntas sim/não, a escala de Likert nos permite medir as atitudes e conhecer o grau de conformidade do entrevistado com qualquer [...]

Publicado em: 19 de agosto de 2016

Análise de Processos x Transformação de Processos

Quando falamos de melhoria de processos organizacionais com base no BPM, há duas maneiras de se fazer: através da Análise de Processos ou através da Transformação de Processos [...]

Publicado em: 26 de julho de 2016

A Qualidade pede socorro!

Realmente esta é a percepção de muitas pessoas no ambiente corporativo e os motivos para este tipo de percepção têm lá suas causas mais fundamentais [...]

Publicado em: 18 de julho de 2016

Conhecendo os Processos da sua Organização

É muito comum se deparar com diversas pessoas nas organizações que não conhecem mais do que as atividades de sua própria função, independentemente do nível hierárquico em que atua. Esta é uma verdade [...]

Publicado em: 15 de julho de 2016

ESTUDAR PARA QUE?!

Há uma parcela significativa de pessoas que ainda se perguntam se vale à pena estudar. Pasmem, mas ainda existem certos pais (e mães) que brigam com seus filhos quando [...]

Publicado em: 6 de julho de 2016

A empresa quer recompensar empregados que correm riscos e aprendem com erros

Líderes dizem que o esforço de vários anos da GE em se transformar numa empresa menor, direcionada para a inovação, exige uma equipe ágil que possa desenvolver produtos de forma mais rápida e barata. A mudança é significativa para a GE, cujo etos corporativo incorporou há muito o conjunto de práticas Seis Sigma [...]

Publicado em: 5 de julho de 2016

USANDO DATA SCIENCE NO COMBATE A FRAUDES

Observe bem este número: pesquisas mostram que só nos EUA, as fraudes são responsáveis por prejuízos na ordem de 5% do faturamento em pelo menos 30% das empresas [...]

Publicado em: 28 de junho de 2016

Dados que curam

O impacto das novas tecnologias de big data no trabalho médico pode ser medido em números. Ao longo da vida, um indivíduo gera o equivalente a 200 terabytes de informações ligadas à sua saúde. Entretanto, em torno de 90% desses dados se perdem porque não são armazenados, ainda. Estima-se que, se os médicos [...]

Publicado em: 20 de junho de 2016

Esforço do Cliente x Fidelidade

No mercado competitivo de hoje, muitos gestores estão focados na idéia de encantar o seu cliente para assegurar sua fidelidade. Uma pergunta que não podemos deixar de lado: Quantas vezes você como consumidor não comprou mais de uma empresa por conta do [...]

Publicado em: 16 de junho de 2016

Crise!? Ou seria um teste recorrente para separar o joio do trigo!?

Qual a diferença entre a “pessoa física” da “pessoa jurídica”!? Todos os pressupostos conceituais sobre a gestão das organizações inspirou-se no funcionamento dos organismos vivos. O próprio nome “organização” vem de “organismo”; os departamentos das empresas públicas chamavam-se “órgãos” como uma comparação aos órgãos dos sistemas vivos [...]

Publicado em: 7 de junho de 2016

Tocar ou Gerenciar sua Empresa

Muitos empresários garantem que “gerenciam” suas empresas; mas o que é exatamente gerenciar uma empresa? Um bom gerenciamento caracteriza-se preponderantemente pela postura sistêmica e ativa de, profissionalmente, “Interferir” em algo para, mediante esta interferência, conquistar otimização de resultados ou ainda reversão de tendências negativas [...]

Publicado em: 6 de junho de 2016

Bons dados não garantem boas decisões

No mundo todo, a tomada de decisões na atividade empresarial entrou numa nova era. A capacidade de colher, armazenar, acessar e analisar dados cresceu em ritmo exponencial na última década. Hoje, empresas gastam milhões e milhões de dólares para administrar a informação que chega de fornecedores e clientes [...]

Publicado em: 30 de maio de 2016

Quando o cliente está estressado

Consumidores ansiosos precisam de atenção especial. Prestadores de assistência médica a portadores de câncer mostram como fidelizar clientes projetando serviços de “alta emoção”. [...]

Publicado em: 30 de maio de 2016

Cinco lições que o Capitão Kirk, pode nos dar sobre Gestão Organizacional

Capitão James Tiberius Kirk é um dos capitães mais famosos da história da Frota Estelar. Há uma boa razão para isso. Ele salvou o planeta Terra várias vezes, parou o Doomsday Machine, ajudou a negociar a paz com o Império Klingon, manteve o equilíbrio de poder entre a Federação e o Império Romulano, e ainda conseguiu lutar contra os nazistas [...]

Publicado em: 24 de maio de 2016

O FATOR HUMANO COMO ELEMENTO PROPULSOR DO BUSINESS INTELLIGENCE

“A cada dia que passa os softwares de BI são mais disseminados, são mais presentes dentro das organizações, adquirem uma crescente evolução como verdadeiras soluções para otimização do processo decisório das empresas. Tratam-se da ferramenta que, de uma vez por todas, veio revolucionar os padrões analíticos corporativos. Basta adquirir o tal software e, de uma vez por todas, os problemas relacionados à utilização dos dados de uma corporação estarão solucionados” [...]

Publicado em: 12 de maio de 2016

O TOMBAMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL POR MEIO DE PROCESSOS

Você já dever ter ouvido falar em Gestão por Processos; mas exatamente o que significa gerir uma empresa por Processo? Bom, para responder esta pergunta será necessário explicar as etapas de um projeto de mapeamento de processos [...]

Publicado em: 12 de maio de 2016

UMA ABORDAGEM TÉCNICA PARA MERECIMENTO DE NEGÓCIOS

Cada vez mais a excelência da Gestão Comercial, que tem a missão hercúlea de VENDER produtos e/ou serviços, está menos associada ao amadorismo e as meras experiências de vendedores “campeões” para alinhar-se definitivamente a novas abordagens que respeitam os pressupostos científicos e acadêmicos! [...]

Publicado em: 6 de maio de 2016

O VALOR POR DETRÁS DO DADO BRUTO

Atualmente muito se ouve falar em inteligência de mercado, análise setorial, valor da informação. Quem tem maior conhecimento sobre o andamento do seu negócio e os passos dos seus principais concorrentes sem dúvidas sai à frente num mercado cada vez mais competitivo. [...]

Publicado em: 6 de maio de 2016