Categoria:

Medindo através de Resultados basta?

Deparamos com organizações que trabalham focadas em resultados estratégicos e táticos, porem não percebem que grande parte das principais ações a serem [...]

Publicado em: 28 de novembro de 2016

BPM Day Campinas 23/11/2016

85ª edição do maior evento em BPM do mundo, o BPM Day da ABPMP Brasil, com mais de 30.000 participantes desde sua primeira edição em maio/2011 [...]

Publicado em: 17 de novembro de 2016

FNQ anuncia reconhecidas no PNQ 2016

A Fundação Nacional da Qualidade reconheceu dez organizações no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), nas cinco categorias do processo. “Em um cenário de crise [...]

Publicado em: 9 de novembro de 2016

Guia de Referência da Gestão para Excelência

O Guia de Referência da Gestão para Excelência é um verdadeiro tutorial para as organizações em seu caminho de adoção do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) em sua 21ª edição [...]

Publicado em: 8 de novembro de 2016

Gerenciando seus riscos através do FMEA

Atualmente quando falamos de Gerenciamento de Risco vem em nossas mentes diversos modelos e ferramentas para conseguir de certa forma controlar riscos [...]

Publicado em: 30 de setembro de 2016

Entenda o Novo Ensino Médio

Proposta prevê que escolas passem para o período integral; currículo deve ser dividido entre disciplinas obrigatórias e optativas [...]

Publicado em: 27 de setembro de 2016

Sete obstáculos internos à inovação

Inovar é a pedra fundamental de um negócio de sucesso. Se é assim, então por que é tão difícil para muitas empresas intensificarem seus esforços nessa [...]

Publicado em: 13 de setembro de 2016

Pesquisa Salarial 2014 – IIBA SP

Para fornecer uma visão clara e realista a Contratantes e Contratados de serviços de Análise de Negócios, o IIBA Capítulo São Paulo conduz uma pesquisa salarial [...]

Publicado em: 6 de setembro de 2016

Gerenciamento por Indicadores

Gerenciar processos significa promover o seu funcionamento, ou seja, fazer com que o trabalho ocorra da maneira adequada ou como esperado e projetado [...]

Publicado em: 29 de agosto de 2016

O que a Gestão é? Arte, técnica ou ciência?

Gestão (gerenciamento) pode ser definida como um “ato” ou “omissão” interferencial nos processos de uma organização com vistas ao alcance dos objetivos [...]

Publicado em: 26 de agosto de 2016

Escala de Likert: O qué é e como utilizá-la

Ao contrário das perguntas sim/não, a escala de Likert nos permite medir as atitudes e conhecer o grau de conformidade do entrevistado com qualquer [...]

Publicado em: 19 de agosto de 2016

Introdução: Texto, sem contexto, vira pretexto!

O livro MAPEAMENTO E GESTÃO POR PROCESSOS / BPM (Ed. M Books) configura uma iniciativa da Gauss Consulting Group, na pessoa de seus sócios e principais representantes técnicos (os autores), para [...]

Publicado em: 11 de agosto de 2016

Modelagem de Processos

O propósito do mapeamento, também conhecido por modelagem, é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento [...]

Publicado em: 5 de agosto de 2016

Reestruturação Organizacional FNQ

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), neste ano em que inicia seu novo ciclo do Planejamento Estratégico 2016 - 2020 e à luz do cenário atual do Brasil [...]

Publicado em: 29 de julho de 2016

Análise de Processos x Transformação de Processos

Quando falamos de melhoria de processos organizacionais com base no BPM, há duas maneiras de se fazer: através da Análise de Processos ou através da Transformação de Processos [...]

Publicado em: 26 de julho de 2016

O poder da aleatoriedade do número 30

Uma amostra estatisticamente válida consiste numa fração de uma população bem maior que, sendo avaliada, fornece as mesmas conclusões quando se comparado [...]

Publicado em: 25 de julho de 2016

Quer conhecer um jogo interessante?

Para entender a relação entre duas variáveis – crescimento do PIB e desemprego, por exemplo – estudiosos colocam esses dados em um gráfico de pontos (chamado “gráfico de dispersão“) [..]

Publicado em: 20 de julho de 2016

A Qualidade pede socorro!

Realmente esta é a percepção de muitas pessoas no ambiente corporativo e os motivos para este tipo de percepção têm lá suas causas mais fundamentais [...]

Publicado em: 18 de julho de 2016

Conhecendo os Processos da sua Organização

É muito comum se deparar com diversas pessoas nas organizações que não conhecem mais do que as atividades de sua própria função, independentemente do nível hierárquico em que atua. Esta é uma verdade [...]

Publicado em: 15 de julho de 2016

ESTUDAR PARA QUE?!

Há uma parcela significativa de pessoas que ainda se perguntam se vale à pena estudar. Pasmem, mas ainda existem certos pais (e mães) que brigam com seus filhos quando [...]

Publicado em: 6 de julho de 2016

A empresa quer recompensar empregados que correm riscos e aprendem com erros

Líderes dizem que o esforço de vários anos da GE em se transformar numa empresa menor, direcionada para a inovação, exige uma equipe ágil que possa desenvolver produtos de forma mais rápida e barata. A mudança é significativa para a GE, cujo etos corporativo incorporou há muito o conjunto de práticas Seis Sigma [...]

Publicado em: 5 de julho de 2016

A importância dos indicadores nas Organizações

Os indicadores medem o Desempenho Global das Organizações, que nada mais é a agregação de valor das partes interessadas e a efetivação dos pressupostos estratégicos [...]

Publicado em: 4 de julho de 2016

USANDO DATA SCIENCE NO COMBATE A FRAUDES

Observe bem este número: pesquisas mostram que só nos EUA, as fraudes são responsáveis por prejuízos na ordem de 5% do faturamento em pelo menos 30% das empresas [...]

Publicado em: 28 de junho de 2016

Dados que curam

O impacto das novas tecnologias de big data no trabalho médico pode ser medido em números. Ao longo da vida, um indivíduo gera o equivalente a 200 terabytes de informações ligadas à sua saúde. Entretanto, em torno de 90% desses dados se perdem porque não são armazenados, ainda. Estima-se que, se os médicos [...]

Publicado em: 20 de junho de 2016

Esforço do Cliente x Fidelidade

No mercado competitivo de hoje, muitos gestores estão focados na idéia de encantar o seu cliente para assegurar sua fidelidade. Uma pergunta que não podemos deixar de lado: Quantas vezes você como consumidor não comprou mais de uma empresa por conta do [...]

Publicado em: 16 de junho de 2016

Crise!? Ou seria um teste recorrente para separar o joio do trigo!?

Qual a diferença entre a “pessoa física” da “pessoa jurídica”!? Todos os pressupostos conceituais sobre a gestão das organizações inspirou-se no funcionamento dos organismos vivos. O próprio nome “organização” vem de “organismo”; os departamentos das empresas públicas chamavam-se “órgãos” como uma comparação aos órgãos dos sistemas vivos [...]

Publicado em: 7 de junho de 2016

Tocar ou Gerenciar sua Empresa

Muitos empresários garantem que “gerenciam” suas empresas; mas o que é exatamente gerenciar uma empresa? Um bom gerenciamento caracteriza-se preponderantemente pela postura sistêmica e ativa de, profissionalmente, “Interferir” em algo para, mediante esta interferência, conquistar otimização de resultados ou ainda reversão de tendências negativas [...]

Publicado em: 6 de junho de 2016

A Consultoria Organizacional: uma alternativa cada vez mais viável no Brasil!

No dia 26 de junho será comemorado internacionalmente o Dia do Consultor, por sugestão do ICMCI (International Council of Management Consulting Institutes) e acatado no Brasil pelo IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), o seu braço brasileiro há mais de 40 anos [...]

Publicado em: 6 de junho de 2016

Bons dados não garantem boas decisões

No mundo todo, a tomada de decisões na atividade empresarial entrou numa nova era. A capacidade de colher, armazenar, acessar e analisar dados cresceu em ritmo exponencial na última década. Hoje, empresas gastam milhões e milhões de dólares para administrar a informação que chega de fornecedores e clientes [...]

Publicado em: 30 de Maio de 2016

Quando o cliente está estressado

Consumidores ansiosos precisam de atenção especial. Prestadores de assistência médica a portadores de câncer mostram como fidelizar clientes projetando serviços de “alta emoção”. [...]

Publicado em: 30 de Maio de 2016

Cinco lições que o Capitão Kirk, pode nos dar sobre Gestão Organizacional

Capitão James Tiberius Kirk é um dos capitães mais famosos da história da Frota Estelar. Há uma boa razão para isso. Ele salvou o planeta Terra várias vezes, parou o Doomsday Machine, ajudou a negociar a paz com o Império Klingon, manteve o equilíbrio de poder entre a Federação e o Império Romulano, e ainda conseguiu lutar contra os nazistas [...]

Publicado em: 24 de Maio de 2016

O FATOR HUMANO COMO ELEMENTO PROPULSOR DO BUSINESS INTELLIGENCE

“A cada dia que passa os softwares de BI são mais disseminados, são mais presentes dentro das organizações, adquirem uma crescente evolução como verdadeiras soluções para otimização do processo decisório das empresas. Tratam-se da ferramenta que, de uma vez por todas, veio revolucionar os padrões analíticos corporativos. Basta adquirir o tal software e, de uma vez por todas, os problemas relacionados à utilização dos dados de uma corporação estarão solucionados” [...]

Publicado em: 12 de Maio de 2016

INSTAGRAM PRETENDE DISPONIBILIZAR IMPRESSÕES AO GESTOR DO PERFIL

O Instagram está começando a testar alguns recursos do analytics para as empresas. Novas imagens mostram que o aplicativo de compartilhamento de fotos está trabalhando em um conjunto de recursos bastante avançados de análise que permite aos usuários saber mais sobre quem está envolvido com as suas mensagens [...]

Publicado em: 12 de Maio de 2016

O TOMBAMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL POR MEIO DE PROCESSOS

Você já dever ter ouvido falar em Gestão por Processos; mas exatamente o que significa gerir uma empresa por Processo? Bom, para responder esta pergunta será necessário explicar as etapas de um projeto de mapeamento de processos [...]

Publicado em: 12 de Maio de 2016

Livro: Gestão de Vendas Complexas

Demandas instáveis e forças competitivas estão cada vez mais exercendo pressão sobre os profissionais de vendas, especialmente aqueles que trabalham com vendas complexas, que é a área mais lucrativa de vendas em todo o mundo. Há mais de duas décadas, Jeff Thull ensina estratégias de ponta para profissionais que trabalham com vendas complexas. [...]

Publicado em: 9 de Maio de 2016

CUSTO DA NÃO QUALIDADE NAS EMPRESAS

Muitos falam sobre a importância em manter um Sistema de Gestão da Qualidade. Sob este aspecto, podemos classificar as empresas que buscam sistemas como este em dois tipos: aquelas de necessitam da certificação para legitimar a necessidade de um cliente específico (o famoso “prego na parede”) e aquelas que, de fato, implementam um Sistema de Gestão da Qualidade para melhoria contínua de seus processos visando tornar-se mais competitiva, eliminando desperdícios, ineficiências e retrabalhos [...]

Publicado em: 6 de Maio de 2016

UMA ABORDAGEM TÉCNICA PARA MERECIMENTO DE NEGÓCIOS

Cada vez mais a excelência da Gestão Comercial, que tem a missão hercúlea de VENDER produtos e/ou serviços, está menos associada ao amadorismo e as meras experiências de vendedores “campeões” para alinhar-se definitivamente a novas abordagens que respeitam os pressupostos científicos e acadêmicos! [...]

Publicado em: 6 de Maio de 2016

O VALOR POR DETRÁS DO DADO BRUTO

Atualmente muito se ouve falar em inteligência de mercado, análise setorial, valor da informação. Quem tem maior conhecimento sobre o andamento do seu negócio e os passos dos seus principais concorrentes sem dúvidas sai à frente num mercado cada vez mais competitivo. [...]

Publicado em: 6 de Maio de 2016