Estas são literaturas indicadas e que você precisa comprar (livro físico ou ebook) e estudar (não somente fotoler e/ou ler):

REPG - Referenciais de Exemplaridade da Primazia da Gestão


Antologista e Mentor Técnico: Orlando Pavani Júnior – Ed. Gauss Consulting Group
Os REPG configura um compêndio de requisitos que servem como referência para implementação da Primazia da Gestão inspirado na pesquisa de mais de 66 literaturas recentes de gestão publicadas no mundo , na versão de 2010 do MEGP, que era parte do antigo PQGF – Prêmio da Qualidade do Governo Federal no âmbito das iniciativas do GesPública do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão; na versão 21 do MEG – FNQ; nos modelos ágeis de desenvolvimento de projetos; nas 18 principais normas de sistemas de gestão, sob diversas temáticas, que foram publicadas nos últimos 30 anos; nos princípios constitucionais; nas 17 ODS publicadas pela ONU; nos pressupostos da autogestão holacrática e na experiência do Antologista e Mentor Técnico desta obra, bem como de seus Revisores e Coautores.

Mapeamento e Gestão por Processos - BPM


Autores: Orlando Pavani Júnior e Rafael Scucuglia - Ed. M. Books (atual Alta Books)
Uma abordagem conceitual e alternativa sobre Primazia da Gestão oferecendo uma metodologia genuinamente brasileira para implementação da Gestão por Processos - BPM nas organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor. Trata-se do primeiro livro publicado em português, depois do BPM CBOK - ABPMP International, que traduz as melhores práticas de Gestão POR Processos (não DE Processos) por meio de uma Metodologia própria da Gauss Consulting Group introduzindo o conceito de objetos (deliverables) em adição as tarefas/atividades, de abordagens IN/ON/OUT para Análise de Processos e do conceito de Primeiro e Segundo AS-IS.

BPM CBOK 4.0


Autor: ABPMP International
A abordagem 4.0 do Guia BPM CBOK inclui todas as sugestões de pessoas que estavam usando a versão 3.0 na Europa e no Brasil. No final de 2017, foi tomada a decisão de atualizar o Guia BPM CBOK novamente, pois as tecnologias BPM, BPMS e Enterprise mudaram, especialmente com a introdução de metodologias Ágeis, adicionando mais conteúdo ao usar um repositório de processos, técnicas de colaboração e também para enfatizar que uma abordagem eficaz de BPM deve vincular estratégia à execução para agregar valor às organizações.

BT Model - Guia Prático para criação e Transformação de Negócios Digitais Inovadores


Autor: Paulo Carvalho – Ed. XPER Global
O BT MODEL é o único instrumento que tem o poder de nos inspirar, e até de nos empurrar, para decisões estratégicas altamente paradigmáticas e disruptivas que resumem, de certa forma, a proposta dos REPG que defende, também de forma peremptória: a distribuição de poder por meio da holacracia (SRT 4.1), o uso de indicadores de forma diferenciada e a partir da estatística interpretacional (RT 2), a adoção da gestão orientada POR processos (RT 1), o processo comercial e de relacionamento com os clientes (RT 3), a mudança da cultura organizacional vigente (SRT 4.2), o foco em todos os stakeholders (RT 5), os cuidados nas compras corporativas desestimulando e punindo a corrupção (RT 6), a gestão de pessoas com foco na inovação (RT 7), a liderança transformacional (RT 8), entre outros.

Algoritmização - Guia Prático para avaliar a Maturidade da Transformação Digital das empresas


Autor: Paulo Carvalho – Ed. XPER Global
Este livro aborda os fundamentos da transformação digital, apresentando conceitos, frameworks e melhores práticas para implementar mudanças eficazes que te levarão ao uso de IA (Inteligência Artificial) na tomada de decisões. Os leitores encontrarão um guia passo a passo, baseado em casos reais, para entender e aplicar os princípios da transformação digital em seus negócios. Ao seguir as etapas essenciais destacados no livro, as organizações podem alavancar a revolução digital de maneira eficiente e eficaz. Desde a alinhamento estratégico até a implementação de IA, "Algoritmização" oferece uma abordagem prática e abrangente para alcançar a maturidade digital dos processos de negócios.

Metamanagement: Princípios, Aplicações e Filosofia (Tomos 1, 2 e 3)


Autor: Fredy Kofman – Ed. Willis Harman House
O Box com os 3 livros é fundamental para compreender os Princípios (Volume 1), as Aplicações (Volume 2) e a Filosofia (Volume 3) de uma das obras mais impactantes sobre uma visão integral do ser humano (corpo, coração, mente e espírito) inserido no ambiente corporativo de forma a apresentar ferramentas práticas para melhorar os resultados operacionais, os processos interpessoais e a qualidade de vida das pessoas. O livro consensado num único volume (Metamanagement - O Sucessos além do Sucesso) perde muito em relação aos 3 livros originais. Um dos melhores autores que já li!

MUDANÇA - Como as Grandes Transformações Acontecem


Autor: Damon Centola – Ed. Melhoramentos
Este livro oferece o conhecimento da ciências das redes e como ela pode ajudar a entender a recepção e adesão de novas ideias na sociedade. A partir da diferenciação dos tipos de contágio (entre simples e complexo) o autor explica, com base em diversas evidências dos últimos séculos, que novas ideias geram resistências para sua adesão e que, por este motivo, a propagação não é viral (simples) e sim a partir do que ele chama de laços fortes e pontes largas (complexa). Revoluciona a forma com que devemos utilizar as redes e mídias sociais quando a mudança é transformacional.

Gestão de Vendas Complexas


Autor: THULL, JEFFREY
Demandas instáveis e forças competitivas estão cada vez mais exercendo pressão sobre os profissionais de vendas, especialmente aqueles que trabalham com vendas complexas, que é a área mais lucrativa de vendas em todo o mundo. Há mais de duas décadas, Jeff Thull ensina estratégias de ponta para profissionais que trabalham com vendas complexas. Com base nessa experiência, ele apresenta um método que é um novo paradigma de negócios, o Prime Process, um diagnóstico baseado na aproximação com o cliente que coloca o vendedor à parte de seus competidores e de sua posição em relação ao cliente, avaliando seu respeito e sua credibilidade.

Indicadores de Desempenho


Autor: Fundação Nacional da Qualidade
O livro "Indicadores de Desempenho", relançado em 2013 pela FNQ, resulta da revisão ampliada e atualizada do trabalho desenvolvido pelo Comitê Temático Medição do Desempenho Global durante o ano de 2001. A obra aborda detalhadamente todos os aspectos que compõem a estruturação de um sistema de indicadores, desde preceitos básicos até questões mais complexas. A medição sistemática do desempenho, seguindo uma estrutura de indicadores planejada e balanceada, reflete diretamente na capacidade da organização de gerar resultados sustentáveis e, desta forma, permite realizar rapidamente intervenções à medida que ocorrem as flutuações de mercado.

Indicadores de Gestão de Recursos Humanos


Autor: Assis, Marcelino Tadeu
Este livro foi desenvolvido para os que estudam ou conduzem trabalhos relacionados ao uso de indicadores no campo de gestão de RH de uma Organização. Tenta cobrir, neste caso, uma lacuna no meio empresarial - principalmente para pequenas e médias empresas - e acadêmico - para alunos - no sentido de dar maior visibilidade aos indicadores que auxiliam a entender como a empresa organiza e movimenta sua força de trabalho, investe e obtém retorno deste investimento e - em um sentido mais restrito - assegura o nível de eficiência e eficácia dos seus processos, dos seus programas e de suas operações.

Como Mensurar QUALQUER COISA - Encontrando valor no que é intangível nos negócios


Autores: Douglas W. Hubbard
Hoje em dia um custoso mito permeia as organizações: certas coisas não podem ser mensuradas. No entanto, para o especialista Douglas W. Hubbard essa mudança de pensamento e atitude começa agora com esta obra que revela o poder da avaliação para que possamos compreender os negócios e o mundo de maneira geral. Eloquente e cheio de insights, o livro mostra que é possível medir aspectos considerados intangíveis em muitas organizações. Seu trunfo está em utilizar situações de “abordagem universal” para ilustrar métodos interessantes e assim tratar de problemas fora do normal.

A Verdade dos Fatos- Gerenciamento baseado em Evidências


Jefrey PFEFFER e Robert SUTTON
Muitos gestores tomam suas decisões estratégicas baseados em conhecimento falho, 'práticas recomendadas' e meias verdades, e com isso colocam em risco a saúde organizacional. O livro propõe uma gestão baseada em evidências e ajuda o leitor a desenvolver um melhor conhecimento do seu negócio e a entender de forma mais realista as práticas de gestão. Para aquirir

Inteligência Analítica nos Negócios


Autores: Davenport, Thomas H. / Morison, Robert / Harris, Jeanne
Que tipo de análise deve ser feita do ambiente de negócios? Quais dados analisar? Que tipo de raciocínio adotar? Neste livro, os autores procuram responder estas e outras perguntas. A essência do livro está dividida em suas duas partes - a Parte I, o DELTA analítico, e a Parte II, Permanecendo analítico.

Competição Analítica - Vencendo Através da Nova Ciência


Thomas DAVENPORT e Jeanne G. HARRIS
Analítica é o uso de sofisticadas análises estatísticas e modelos de previsão para superar a concorrência. Essa nova ciência é aplicável a quase todos os áreas de negócios - estratégia, marketing e desenvolvimento de produtos, decisões sobre capital humano, gerenciamento de cadeias de suprimento, entre outros. O livro trata desse novo método e sua aplicação em diversas áreas de negócios - da criação de softwares à formulação de estratégias.

DECISÃO! Como líderes vencedores fazem escolhas certeiras


Noel M. Tichy / Warren G. Bennis – Ed. Bookman
Dois autores bestsellers abordam neste livro a essência da verdadeira liderança: a capacidade de decidir com base em informações contextuais que consideram o eu, a rede social, a organização e todos os envolvidos.

A Hora da Verdade


Apoiado em um texto leve e reflexivo, Michael Useem demonstra como dominar a arte e a ciência da decisão. Ele coloca o leitor bem no meio de pessoas que enfrentaram seu momento de definição, no qual as ações - ou a inação - determinaram o destino de indivíduos, empresas e países. Em última instância, toda decisão se resume a um momento de definição - aquele instante decisivo em que a informação essencial foi reunida, os prós e os contras foram pesados e é chegada a hora de sair de cima do muro. 'A hora da verdade' é um livro que servirá como guia nesses momentos de definição.

Sinais de Ganho


Autor: Assis, Marcelino Tadeu
"Sinais de Ganho" é um guia para a utilização de evidências no intuito de aperfeiçoar e tornar mais rentável as decisões nos negócios. Este livro lhe mostrará como transformar quaisquer tipos de medições - financeiras, de processos produtivos, de estoque e de entregas - em evidências, e evidências em lucros.

Teoria U


Autor: C. Otto Scharmer
Neste livro a proposta do autor é apresentar uma teoria social de mudança transformadora, que ajudará os líderes a enfrentar seus desafios. Em resumo, a "Teoria U" observa a liderança e as habilidades sociais de um ponto de vista que, não só leva em conta O QUE fazem os líderes, mas também COMO o fazem e ONDE atuam. O economista americano e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), C. Otto Scharmer, a partir da perspectiva de um futuro emergente introduz o conceito de "presenciar" que já foi traduzido para mais de 15 idiomas.

Liderar a partir do futuro que emerge


Autor: C. Otto Scharmer – Ed. Campus
A hora é agora Entramos na Era da Desestabilização. Resolver os desafios deste século requer a atualização do nosso sistema operacional e da nossa lógica econômica, desde um “egossistema” obsoleto totalmente focado no próprio bem-estar até a conscientização ecossistêmica que enfatiza o bem-estar do todo. O recorte 4.0 proposto por Scharmer para transformar os temas do capitalismo é importante, pois aborda um ponto cego no nosso discurso atual: como criar inovações institucionais que podem mudar a nossa economia a partir do egossistema para o ecossistema da tomada de consciência do todo, em larga escala.

Presença - Propósito humano e o campo do futuro


Autores: Peter Senge, C. Otto Scharmer, Joseph Jaworski e Betty Sue Flowers – Ed. Cultrix
Este livro propicia uma visão profunda do desenvolvimento de uma nova teoria sobre mudança e aprendizado. Em conversas sobre temas variados, os autores exploram suas próprias experiências e as de cerca de 150 cientistas e empreendedores das áreas social e dos negócios, num esforço para explicar como ocorre a mudança profunda coletiva. Sete capacidades são necessárias para podermos ver, sentir e concretizar novas possibilidades. O desenvolvimento dessas capacidades conduz a um nível mais profundo de aprendizado, que é a chave para promover mudanças em benefício do todo - de nós mesmos, de nossas organizações e das comunidades a que pertencemos.

As 30 Leis do Olho de com Plenitude Tigre - Conceitos Poderosos para alcançar o Protagonismo Empreendedor


Autor: Orlando Pavani Júnior – Ed. Literare Books
Conheça as leis para alcançar a plenitude profissional e pessoal por meio da mudança comportamental, ampliando o seu conhecimento de quais são as armadilhas atitudinais que impedem o seu desenvolvimento profissional e pessoal. O livro, inspirado no curso de mesmo nome, atua no desenvolvimento comportamental e tem como base uma pesquisa realizada entre diversos autores renomados (Napoleon Hill, Bob Hoffmann, Cláudio Naranjo, Celso Charuri, Dr. Luiz Machado, entre outros), além de agregar conceitos novos e cruciais para seu desenvolvimento, a partir da experiência de mercado dos profissionais da Olho de Tigre. Essas 30 leis, se assimiladas e interiorizadas como fundamento de vida, podem aperfeiçoar de maneira relevante o sistema de vida de qualquer pessoa.

O Fantasma da Máquina


Autor: Arthur Koestler - Ed. Zahar (1967)
Trata-se da literatura base da Autogestão Holacrática e da Holacracia propriamente dita, onde pela primeira vez fala-se do conceito de Hólon, pois não existia até então em nosso vocabulário uma palavra para expressar uma unidade autônoma, completa em si mesma, sem divisão do trabalho e sem delegação de poderes, de acordo com a Constituição estabelecida estabelecendo instruções e regulamentos que sendo definidos prescindem de consultar a autoridade para sua execução. O HÓLON configura uma hierarquia de ESCOPO (CÍRCULOS) em substituição da hierarquia de PODER (ORGANOGRAMA).

Holacracia - O novo sistema de gestão que propõe o fim da Hierarquia


Autor: Brian J. Robertson – Ed. Benvirá
A holacracia é um sistema altamente estruturado que dá o poder de decisão às pessoas de acordo com o trabalho que estão realizando (seus papéis), e não conforme os títulos que têm (seus cargos/funções). O resultado é: comunicação eficiente; reuniões eficazes; menos burocracia; menos obstáculos; e uma definição clara de quem é responsável pelo quê. Este livro, considerado a bíblia do assunto, mostra tudo que há de errado no modelo da hierarquia e oferece a você as ferramentas necessárias para reestruturar sua organização segundo a holacracia. Você passará a trabalhar numa empresa muito mais ágil, focada e inovadora, e certamente se sentirá muito melhor nesse novo ambiente.

Muitas Vozes, uma Canção - Autogestão por meio da Sociocracia


Autores: Ted J. Rau e Jerry Koch-Gonzalez– Ed. Voo
Muitas vozes uma canção é para todos que acreditam que poder distribuído, tomada de decisão compartilhada e aprendizado contínuo podem fazer a diferença nas organizações. O título é uma metáfora à ideia central da sociocracia de que é possível cantarmos juntos a mesma canção, com diferentes vozes, de forma mais alta e mais rica, atendendo às nossas necessidades de conexão, pertencimento, aceitação e equivalência, seja no grupo familiar, no trabalho, nas cidades, clubes, associações, etc. Esse é um caminho para um mundo mais colaborativo e integrado. É uma caixa de ferramentas com o manual de instruções detalhado. Todo material resulta de muitos anos de experiência dos autores na utilização, na instrução, na consultoria e na facilitação de organizações sociocráticas.

Sapiens - Uma breve história da Humanidade


Autor: Yuval Noah Harari
O que possibilitou ao Homo Sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa. Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Partindo dessa ideia o autor aborda a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora. Explica que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião, que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo, que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos mais felizes.

Homo Deus - Uma breve história do Amanhã


Autores: Yuval Noah Harari e Paulo Geiger - Ed. Cia das Letras
Neste Homo Deus: uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari, autor do estrondoso best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova.

21 lições para o século XXI


Autor: Yuval Noah Harari - Ed. Cia das Letras
O novo livro do autor de Sapiens e Homo Deus explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorálo. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos? Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade. Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

Business Transformation - Reinventando os Negócios para uma Era de Transformações Exponenciais


Autor: José Davi Furlan
O mundo agora não avança mais em passos, mas em saltos, tudo está se tornando crescentemente digital e exponencial. Se queremos prosperar, teremos de estar mais abertos à gestão de oportunidades do que à gestão de riscos: você quer crescer 10% ou 10x? Este livro está orientado a empreendedores, executivos, gestores, consultores, intraempreendedores e demais pessoas engajadas na transformação de organizações tradicionais e reinvenção dos negócios para uma era de transformações exponenciais.

Exploradores de um mundo em transformação: Conduzindo organizações na travessia para uma nova era


Autor: Leandro Jesus
Vivemos, hoje, um momento de profundas transformações nos negócios e na sociedade. Um momento de ruptura com paradigmas existentes. Possivelmente estamos construindo nesse início de século 21 as bases para uma nova economia, rompendo com padrões do sistema econômico dominante nos últimos séculos e, de forma mais ampla, construindo as bases para uma nova civilização.

A Excelência em Gestão Pública - A Trajetória e a Estratégia do GESPÚBLICA


Autor: Paulo Daniel Barreto Lima– Ed. Qualitymark
Este livro é provavelmente o primeiro registro do desenvolvimento de um programa, cuja proposta é transformar a prática de gestão do setor público brasileiro. Nesta obra está o relato da mudança mais efetiva que poderá ocorrer na administração pública: nenhuma outra reforma administrativa, desde 1930, teve o foco na mudança de hábitos, tanto do servidor público na condição de agente do estado, como do cidadão na condição de mantenedor e destinatário desse mesmo Estado. A história do GESPÚBLICA é o registro da evolução do pensamento gerencial na direção da construção de instituições de alta responsabilidade. alicerçadas na criação de valores e na geração do bem comum.

HCMBOK - O Fator Humano na Liderança de Projetos


Autor: HUCMI
Este livro é a base para se obter as certificação HCMBOK e HCMP do HUCMI e endereça de forma simples e prática o ponto crítico em gestão de mudanças organizacionais aplicada em projetos de todas as naturezas: o fator humano. Vivemos no tempo da mudança, da velocidade e da avalanche de informações, entretanto, ainda é muito difícil para grande parte das empresas mudar sua cultura organizacional de forma eficiente. O HCMBOK oferece uma abordagem simples e prática de gestão das mudanças, que pode ser facilmente incorporada na rotina de gestão dos projetos, proporcionando resultados surpreendentes.

Guia PMBOK - Conhecimento em Gerenciamento de Projetos


Autor: PMI
A publicação principal do PMBOK foi atualizada para refletir as boas práticas mais recentes em gerenciamento de projetos. Nesta sexta edição, cada área de conhecimento contem uma seção intitulada Abordagens para Ambientes Ágeis, interativos e adaptativos, descrevendo como essas práticas se integram nas configurações do projeto. Também contem mais ênfase no conhecimento estratégico e comercial e as habilidades essenciais para o sucesso no mercado atual.

Fazendo a Estrategia Acontecer


Autor: Luzio, Fernando
O livro apresenta os alicerces da estratégia, bem como seu conceito, os cinco passos para implementar as iniciativas da estratégia e um caso de sucesso (Lar Moderno), além de problemas e obstáculos que normalmente ocorrem no processo.

A Estratégia em Ação - Balanced Scorecard


Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton
Os autores mostram como altos executivos de diversos setores estão utilizando o Balanced Scorecard para orientar o desempenho atual e focalizar o desempenho futuro. Eles ilustram a utilização de medidas em quatro categorias - desempenho financeiro, conhecimento do cliente, processos internos, e aprendizado e crescimento - para alinhar iniciativas individuais, organizacionais e interdepartamentais.

Mapas Estratégicos


Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton
Este livro apresenta várias novas contribuições importantes; um padrão que descreve os componentes básicos de como se cria valor nas perspectivas de processos internos e de aprendizado e crescimento; temas, baseados nos processos que criam valor, capazes de esclarecer a dinâmica da estratégia e um novo arcabouço para descrever, medir e alinhar os três ativos intangíveis da perspectiva de aprendizado e crescimento.

A Execução Premium


Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton
Em 'A Execução Premium', Robert Kaplan e David Norton mostram que as empresas usuárias de sistemas formais para a execução consistente da estratégia superam o desempenho das concorrentes. Esse livro fornece o elo entre planejamento e execução e o equilíbrio das tensões entre eles.

Alinhamento - Utilizando o Balanced Scorecard para criar sinergia


Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton
Nesse livro, Kaplan e Norton explicam como corrigir a falta de alinhamento organizacional e mostram como usar o sistema de gestão do Balanced Scorecard para definir, coordenar e supervisionar a implementação da estratégia.

Execução - A disciplina para atingir resultados


Autores: Ram Charam e Larry Bossidy
Este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução - unir pessoas, estratégia e operações - os três processos-chave de cada negócio. Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência - não apenas formular uma 'visão', deixando a tarefa de torná-la realidade para os outros.

Gestão Estratégica do Risco


Aswath Damodaran
O livro mostra que o risco, se explorado com inteligência, é fundamental para o sucesso de uma empresa. O leitor vai aprender a determinar quais riscos ignorar, contra quais se proteger e quais explorar. Vale a pena conferir!

Certificação em Engenharia da Qualidade (Volumes 1, 2 e 3)


Editor Chefe: Evandro Lorentz
Atualmente, todos exigem qualidade, sejam organizações ou pessoas, porque ninguém quer um produto ou serviço sem ela. Para serem produzidos ou prestados, é preciso aplicar as técnicas da Engenharia da Qualidade, cujo domínio é fator que diferencia organizações e profissionais.

Mais Rápido, Barato e Melhor


Autor: Michael Hammer e Lisa W. Hershman
Com base em mais de uma década de pesquisa para entender os elementos básicos da execução do trabalho em empresas de todos os setores imagináveis – de refinarias de petróleo a desenvolvedores de software e hospitais – este livro mostra como utilizar o poder dos processos de ponta a ponta para obter mais lucro e maior competitividade.

QFD - Desdobramento da Função Qualidade na Gestão de Desenvolvimento de Produtos


Autores: Leonel del Rey Melo e Lin Chih Cheng
O método QFD busca a satisfação do cliente e induz a construção de sistema de desenvolvimento de produto robusto nas organizações. Esta obra mostra com profundidade esse método de ouvir com eficácia a voz do cliente, traduzi-la com precisão para especificações de engenharia e transmiti-la para produção com o propósito da garantia de qualidade do produto

Foco do Cliente


Autor: José Carlos Teixeira Moreira
Resultados invejáveis são obtidos sempre com a cumplicidade dos clientes leais. Clientes leais promovem espontaneamente as empresas que admiram, além de as defenderem contra a competição predadora. Mas como se pode ter uma base confiável de clientes leais? Tratando todos da mesma forma? Fazendo tudo o que eles pedem? Concedendo-lhes toda espécie de descontos? Criando promoções a torto e a direito? Comprando-lhes a 'fidelidade' e acreditando nisso?

Gestão Organizacional - O Desafio da Construção do Modelo de Gestão


Autores: PAGLIUSO, ANTONIO TADEU / CARDOSO, RODOLFO / SPIEGEL, THAIS.
Este livro trata da busca da excelência na gestão das organizações, enfatizando a importância de cada organização adotar seu modelo de gestão organizacional. Além disso, discorre sobre como as organizações devem ajustar o ambiente de negócio, suas estratégias e os principais componentes da gestão - pessoas, arquitetura, rotinas e cultura.

Desmistificando o Aprendizado Organizacional


Eduardo Vieira da Costa Guaragna - Ed. Qualitymark.
'Desmistificando o aprendizado organizacional' traz uma contribuição diferenciada em relação à evolução da tecnologia de gestão e estimula o leitor a desenvolver a competência no tema aprendizado organizacional. O livro conduz o leitor a saber como adquirir competências que os diferencie e os possibilite estar no páreo da competitividade e no caminho da longevidade empresarial. Para adquirir

Gerenciamento de Processos de Negócios - BPM


Autores: Baldam, Roquemar / Valle, Rogério / Abreu, Maurício / Pereira, Humberto / Hilst, Sérgio / Sobral, Valmir
O propósito do livro é nutrir o mercado com informações relevantes sobre a disciplina que hoje mais desperta interesse no ambiente empresarial - o Gerenciamento de Processos. Todas as iniciativas modernas de administração (BSC, ISO 9000, Custeio ABC, Six Sigma, SOX, ISO 14000, indicadores etc.) necessitam da visão de processos.

O Processo Nosso de Cada Dia


Mauriti Maranhão e Maria Elisa Macieira
O livro provoca os leitores para analisar como maximizar a competência organizacional e obter vantagem competitiva nos negócios, mediante a proposição de uma metodologia para a identificação, o mapeamento, a análise, a modelagem, a implementação e a documentação dos processos organizacionais. Vale a pena conferir!

BABOK® Guide - A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge®


O BABOK ® 2.0 (Business Analysis Body of Knowledge, ou Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios) foi lançado em março de 2009 pelo IIBA ® e é o padrão reconhecido mundialmente para a prática de Análise de Negócios. O BABOK® é uma "caixa de ferramentas” para analistas de negócios. Não é uma metodologia nem ensina que atividades devem ser feitas num projeto específico. Ele indica, de uma forma macro, os pontos que um analista de negócios não deve ser esquecer de considerar. Este não é um livro para iniciantes. Somente quem já fez Análise de Negócios ao menos em alguns projetos consegue associar a teoria descrita no BABOK ® 2.0 à realidade e entender as alusões feitas no texto.

Ética Empresarial


Autor: FNQ
O Núcleo de Estudo de Conhecimento, desenvolvido pela FNQ, sobre Ética Empresarial finalizou em dezembro de 2011 a elaboração do livro sobre a Ética Empresarial no Brasil, com cases de empresas brasileiras e um manual de implantação de sistema de ética e compliance dentro de uma organização

Gestão do Conhecimento


Nonaka, Ikujiro - Editora Bookman
Vivemos hoje na sociedade do conhecimento, sociedade essa que não usa máquinas, linhas de montagens ou robôs como 'meios de produção'. Seus meios de produção estão na cabeça e nas mãos das pessoas que nela trabalham. Para adquirir

A Árvore do Conhecimento


MATURANA, HUMBERTO; VARELA, FRANCISCO J. - Editora Palas Athena
Os autores mostram que a idéia de que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação com ele, não é apenas teórica; apóia-se em evidências concretas. Várias delas estão expostas - com a freqüente utilização de exemplos e relatos de experimentos - nas páginas deste livro. Para adquirir

Pensamento Complexo


Autor: Mariotti, Humberto
Este livro expõe a necessidade de uma nova forma de pensar: o pensamento complexo. Substituir o pensamento linear-cartesiano pelo não linear, ou pensamento sistêmico - que se originou da biologia -, seria incorrer no erro oposto. O pensamento complexo é essencialmente a integração do pensamento linear-cartesiano e do pensamento sistêmico, pois cada um é isoladamente necessário, porém não suficiente para lidarmos com a complexidade, a diversidade e a imprevisibilidade do mundo, em especial no seu atual estágio de desenvolvimento.

A lógica do Cisne Negro - O Impacto do altamente improvável


Autor: Nassim Nicholas Taleb
O que o sucesso do Google e o 11 de Setembro têm em comum, segundo Nassim Nicholas Taleb, os dois são exemplos claros de um cisne negro - um evento imprevisível, impactante e que é a base de quase tudo sobre o mundo, da ascensão das religiões à vida pessoal. Em 'A lógica do cisne negro', o autor retoma temas como sorte, incerteza, probabilidade e conhecimento.

Drucker - O homem que inventou a administração


Autor: Peter Drucker
Durante quase meio século Peter Drucker inspirou e ensinou valiosas lições aos administradores por meio dos artigos publicados na consagrada revista Harvard Business Review.
Esse livro é uma inestimável coleção dos melhores trabalhos de Peter Drucker publicados pela revista. Nele, Drucker traça um painel claro e abrangente do pensamento e da prática da Administração - ilustrando como foi no passado e como será futuro.

Saia da Crise - As 14 lições definitivas para controle de qualidade


Autor: William Edwards Deming
O livro apresenta a teoria de Deming baseada em seus famosos 14 pontos da administração. Segundo ele, a ausência de planejamento para o futuro resulta em perda de mercado e menor oferta de empregos. Os administradores não devem ser avaliados apenas em função dos balanços, mas em função dos planos que são capazes de conceber.

A Nova Economia para a Industria, o Governo e a Educação


Autor: William Edwards Deming
Esta obra levará o leitor a refletir sobre o atual mundo em que vivemos, diante da globalização. Questões tidas como verdadeiras por muitas empresas que já implantaram Programas de Qualidade podem estar totalmente erradas. Deming alerta para a má interpretação feita por administradores e funcionários de alto escalão de diversas empresas no mundo inteiro.

Constelações Organizacionais


Klaus Grochoviak e Joachim Castella
O livro apresenta uma forma nova de aconselhamento organizacional e empresarial. Os autores transferem o método sistêmico fenomenológico de Bert Hellinger do contexto da terapia familiar para o âmbito do aconselhamento empresarial e organizacional. Para adquirir

Freakonomics - O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta


DUBNER, STEPHEN J.; LEVITT, STEVEN D.
Essa edição revista, atualizada e ampliada do livro 'Freakonomics!' traz as seguintes novidades, além do texto totalmente revisado - O artigo original de autoria de Stephen Dubner sobre Steven Levitt, que gerou a idéia deste livro, publicado na revista do The New York Times; Sete colunas 'Freakonomics' escritas para a revista do The New York Times e publicadas entre agosto de 2005 e abril de 2006; Mensagens selecionadas no blog Freakonomics, enviadas entre abril de 2005 e maio de 2006.