Leitura Obrigatória:

 

Gestão de Vendas Complexas


Autor: THULL, JEFFREY
Demandas instáveis e forças competitivas estão cada vez mais exercendo pressão sobre os profissionais de vendas, especialmente aqueles que trabalham com vendas complexas, que é a área mais lucrativa de vendas em todo o mundo. Há mais de duas décadas, Jeff Thull ensina estratégias de ponta para profissionais que trabalham com vendas complexas. Com base nessa experiência, ele apresenta um método que é um novo paradigma de negócios, o Prime Process, um diagnóstico baseado na aproximação com o cliente que coloca o vendedor à parte de seus competidores e de sua posição em relação ao cliente, avaliando seu respeito e sua credibilidade.

Clique aqui

Indicadores de Desempenho


Autor: Fundação Nacional da Qualidade
O livro "Indicadores de Desempenho", relançado em 2013 pela Fundação Nacional da Qualidade, resulta da revisão ampliada e atualizada do trabalho desenvolvido pelo Comitê Temático Medição do Desempenho Global durante o ano de 2001. A obra, dividida em sete capítulos, aborda detalhadamente todos os aspectos que compõem a estruturação de um sistema de indicadores, desde preceitos básicos até questões mais complexas.A necessidade de criar um Sistema de Indicadores, que permeie todos os stakeholders e todos os processos ponta-a-ponta da organização, e sua respectiva governança, é crescente em todos os tipos de organização. A medição sistemática do desempenho, seguindo uma estrutura de indicadores planejada e balanceada, reflete diretamente na capacidade da organização de gerar resultados sustentáveis. Também permite às organizações monitorar seu desempenho e, desta forma, realizar rapidamente intervenções à medida que ocorrem as flutuações de mercado. Os benefícios de um bom sistema de indicadores é muito maior do que a simples constatação de que as metas estão sendo atingidas.

Clique aqui

Corporação 2020


Autor: Pavan Suckdev
Neste livro a proposta do autor é apresentar como transformar as empresas para o mundo de amanhã. O autor (Pavan Sukhdev) propõe novos incentivos e regulamentações que permitirão às empresas aumentar o bem-estar humano e a igualdade social, diminuir os riscos ambientais e os prejuízos ecológicos e continuar a gerar fortes lucros. Com visão perspicaz da história das corporações e discussão criteriosa sobre os passos necessários para a criação de um modelo corporativo aprimorado, o livro Corporação 2020 oferece uma visão sem igual e esperançosa do papel dos negócios na formação de um futuro mais justo e sustentável.

Clique aqui

Teoria U


Autor: C. Otto Scharmer
Neste livro a proposta do autor é apresentar uma teoria social de mudança transformadora, que ajudará os líderes a enfrentar seus desafios. Em resumo, a "Teoria U" observa a liderança e as habilidades sociais de um ponto de vista que, não só leva em conta O QUE fazem os líderes, mas também COMO o fazem e ONDE atuam. O economista americano e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), C. Otto Scharmer, a partir da perspectiva de um futuro emergente introduz o conceito de "presenciar" que já foi traduzido para mais de 15 idiomas.

Clique aqui

Vencedoras por Opção


Autor: Morten T. Hansen e Jim Collins
Este livro busca enumerar princípios para construir uma empresa de sucesso em tempos tidos como imprevisíveis e tumultuados. Os autores procuraram estudar companhias que alcançaram sucesso em cenários caracterizados por mudanças bruscas em que os gestores não podiam prever nem controlar

Clique aqui

BSC em BPM - Desmistificando conceitos para concretizar sonhos


Autor: Débora Arôxa
Este não é mais um livro técnico que as pessoas leem e não entendem nada. Nos propusemos a escrever um livro fácil que seja seu companheiro na jornada para construir uma realidade melhor neste país, pois irá lhe incutir questionamentos inquietantes, tirando-o da zona de conforto.

Clique aqui

Mais Rápido, Barato e Melhor


Autor: Michael Hammer e Lisa W. Hershman
Com base em mais de uma década de pesquisa para entender os elementos básicos da execução do trabalho em empresas de todos os setores imagináveis – de refinarias de petróleo a desenvolvedores de software e hospitais – este livro mostra como utilizar o poder dos processos de ponta a ponta para obter mais lucro e maior competitividade.

Clique aqui

Ética Empresarial


Autor: FNQ
O Núcleo de Estudo de Conhecimento, desenvolvido pela FNQ, sobre Ética Empresarial finalizou em dezembro de 2011 a elaboração do livro sobre a Ética Empresarial no Brasil, com cases de empresas brasileiras e um manual de implantação de sistema de ética e compliance dentro de uma organização

Clique aqui

BPM para Todos


Autor: Gart Capote
Uma Visão Geral, Abrangente, Objetiva e Esclarecedora sobre Gerenciamento de Processos de Negócio | BPM. O livro "BPM Para Todos” foi pensado e escrito como uma ferramenta para ajudar a desmistificar o tema Gerenciamento de Processos de Vegócio em nosso país.

Clique aqui

Guia para Formação de Analistas de Processos


Autor: Gart Capote
O Analista de Processos é um profissional altamente requisitado pelo mercado nacional e internacional, sendo considerado pela comunidade mundial como um dos profissionais mais importantes para a viabilidade das práticas de BPM.

Clique aqui

Certifcação em Engenharia da Qualidade


Editor Chefe: Evandro Lorentz
Atualmente, todos exigem qualidade, sejam organizações ou pessoas, porque ninguém quer um produto ou serviço sem ela. Para serem produzidos ou prestados, é preciso aplicar as técnicas da Engenharia da Qualidade, cujo domínio é fator que diferencia organizações e profissionais.

Clique aqui

Pesamento Complexo


Autor: Mariotti, Humberto
Este livro expõe a necessidade de uma nova forma de pensar: o pensamento complexo. Substituir o pensamento linear-cartesiano pelo não linear, ou pensamento sistêmico - que se originou da biologia -, seria incorrer no erro oposto. O pensamento complexo é essencialmente a integração do pensamento linear-cartesiano e do pensamento sistêmico, pois cada um é isoladamente necessário, porém não suficiente para lidarmos com a complexidade, a diversidade e a imprevisibilidade do mundo, em especial no seu atual estágio de desenvolvimento.

Clique aqui

Sinais de Ganho


Autor: Assis, Marcelino Tadeu
"Sinais de Ganho" é um guia para a utilização de evidências no intuito de aperfeiçoar e tornar mais rentável as decisões nos negócios. Este livro lhe mostrará como transformar quaisquer tipos de medições - financeiras, de processos produtivos, de estoque e de entregas - em evidências, e evidências em lucros.

Clique aqui

Indicadores de Gestão de Recursos Humanos


Autor: Assis, Marcelino Tadeu
Este livro foi desenvolvido para os que estudam ou conduzem trabalhos relacionados ao uso de indicadores - de medições - no campo de gestão dos Recursos Humanos de uma Organização, tenha ela ou não fins lucrativos. Tenta cobrir, neste caso, uma lacuna no meio empresarial - principalmente para pequenas e médias empresas - e acadêmico - para alunos - no sentido de dar maior visibilidade aos indicadores que auxiliam a entender como a empresa organiza e movimenta sua força de trabalho, investe e obtém retorno deste investimento e - em um sentido mais restrito - assegura o nível de eficiência e eficácia dos seus processos, dos seus programas e de suas operações da área de Recursos Humanos.

Clique aqui

A estratégia do Olho de Tigre


Autor: Renato Grinberg
O mundo profissional está cada vez mais competitivo. Vivemos em uma verdadeira selva corporativa, na qual todos os dias você precisa lutar muito para crescer na carreira e na profissão. Hoje, não basta ter as informações certas e as competências desejadas. É preciso ter as atitudes e as posturas que o façam realmente vencer.

Clique aqui

Alinhamento - Utilizando o Balanced Scorecard para criar sinergia


Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton
Nesse livro, Kaplan e Norton explicam como corrigir a falta de alinhamento organizacional e mostram como usar o sistema de gestão do Balanced Scorecard para definir, coordenar e supervisionar a implementação da estratégia.

Clique aqui

A Execução Premium


Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton
Em 'A Execução Premium', Robert Kaplan e David Norton mostram que as empresas usuárias de sistemas formais para a execução consistente da estratégia superam o desempenho das concorrentes. Esse livro fornece o elo entre planejamento e execução e o equilíbrio das tensões entre eles.

Clique aqui

Mapas Estratégicos


Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton
Este livro apresenta várias novas contribuições importantes; um padrão que descreve os componentes básicos de como se cria valor nas perspectivas de processos internos e de aprendizado e crescimento; temas, baseados nos processos que criam valor, capazes de esclarecer a dinâmica da estratégia e um novo arcabouço para descrever, medir e alinhar os três ativos intangíveis da perspectiva de aprendizado e crescimento.

Clique aqui

A Estratégia em Ação - Balanced Scorecard


Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton
Os autores mostram como altos executivos de diversos setores estão utilizando o Balanced Scorecard para orientar o desempenho atual e focalizar o desempenho futuro. Eles ilustram a utilização de medidas em quatro categorias - desempenho financeiro, conhecimento do cliente, processos internos, e aprendizado e crescimento - para alinhar iniciativas individuais, organizacionais e interdepartamentais.

Clique aqui

A lógica do Cisne Negro - O Impacto do altamente improvável


Autor: Nassim Nicholas Taleb
O que o sucesso do Google e o 11 de Setembro têm em comum, segundo Nassim Nicholas Taleb, os dois são exemplos claros de um cisne negro - um evento imprevisível, impactante e que é a base de quase tudo sobre o mundo, da ascensão das religiões à vida pessoal. Em 'A lógica do cisne negro', o autor retoma temas como sorte, incerteza, probabilidade e conhecimento.

Clique aqui

Saia da Crise - As 14 liçoes definitivas para controle de qualidade


Autor: William Edwards Deming
O livro apresenta a teoria de Deming baseada em seus famosos 14 pontos da administração. Segundo ele, a ausência de planejamento para o futuro resulta em perda de mercado e menor oferta de empregos. Os administradores não devem ser avaliados apenas em função dos balanços, mas em função dos planos que são capazes de conceber.

Clique aqui

A Nova Economia para a Industria, o Governo e a Educação


Autor: William Edwards Deming
Esta obra levará o leitor a refletir sobre o atual mundo em que vivemos, diante da globalização. Questões tidas como verdadeiras por muitas empresas que já implantaram Programas de Qualidade podem estar totalmente erradas. Deming alerta para a má interpretação feita por administradores e funcionários de alto escalão de diversas empresas no mundo inteiro.

Clique aqui

Execução - A disciplina para atingir resultados


Autores: Ram Charam e Larry Bossidy
Este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução - unir pessoas, estratégia e operações - os três processos-chave de cada negócio. Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência - não apenas formular uma 'visão', deixando a tarefa de torná-la realidade para os outros.

Clique aqui

QFD: Desdobramento da Função Qualidade na Gestão de Desenvolvimento de Produtos


Autores: Leonel del Rey Melo e Lin Chih Cheng
O método QFD busca a satisfação do cliente e induz a construção de sistema de desenvolvimento de produto robusto nas organizações. Esta obra mostra com profundidade esse método de ouvir com eficácia a voz do cliente, traduzi-la com precisão para especificações de engenharia e transmiti-la para produção com o propósito da garantia de qualidade do produto

Clique aqui

Google Marketing - O guia definitivo do marketing digital


Autor: Conrado Adolpho
Nesta edição, o autor apresenta uma metodologia que tem o intuito de obter resultados em estratégias de marketing digital para empresas e profissionais liberais. Conrado Adolpho apresenta como pesquisar o mercado-alvo levantando tendências e movimentos de concorrentes e consumidores utilizando redes sociais e o próprio Google.

Clique aqui

Mapeamento e Gestão por Processos - BPM


Autores: Orlando Pavani Júnior e Rafael Scucuglia
Uma abordagem conceitual e alternativa sobre excelência da Gestão Integrada e uma metodologia genuinamente brasileira para implementação da Gestão por Processos - BPM nas organizações públicas e privadas.

Clique aqui

Gestao Organizacional - O Desafio Da Construçao Do Modelo De Gestão


Autores: PAGLIUSO, ANTONIO TADEU / CARDOSO, RODOLFO / SPIEGEL, THAIS.
Este livro trata da busca da excelência na gestão das organizações, enfatizando a importância de cada organização adotar seu modelo de gestão organizacional. Além disso, discorre sobre como as organizações devem ajustar o ambiente de negócio, suas estratégias e os principais componentes da gestão - pessoas, arquitetura, rotinas e cultura.

Clique aqui

Inteligência Analítica nos Negócios Autores: DAVENPORT, THOMAS H. / MORISON, ROBERT / HARRIS, JEANNE


Que tipo de análise deve ser feita do ambiente de negócios? Quais dados analisar? Que tipo de raciocínio adotar? Neste livro, os autores procuram responder estas e outras perguntas. A essência do livro está dividida em suas duas partes - a Parte I, o DELTA analítico, e a Parte II, Permanecendo analítico.

Clique aqui

CBOK® - Business Process Management Common Body Of Knowledge


O Guia para o BPM CBOK® fornece um documento de consulta básica para os profissionais encorajando o uso de um vocabulário comum para BPM. Sua finalidade principal é identificar e fornecer uma visão geral das Áreas de Conhecimento que são reconhecidas e aceitas como boas práticas.

O Guia também pretende ser uma plataforma para discussões entre profissionais de BPM. Freqüentemente, uma disciplina emergente como BPM encontra grupos diferentes que utilizam linguagem de maneiras distintas e que resultam em definições conflitantes sobre os termos, o que pode causar confusões sobre o tópico. O Guia para o BPM CBOK® incentiva o uso de um vocabulário e glossário comum para a disciplina de BPM.

Clique aqui

BABOK® Guide - A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge®


O BABOK ® 2.0 (Business Analysis Body of Knowledge, ou Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios) foi lançado em março de 2009 pelo IIBA ® e é o padrão reconhecido mundialmente para a prática de Análise de Negócios. O BABOK® é uma "caixa de ferramentas” para analistas de negócios. Não é uma metodologia nem ensina que atividades devem ser feitas num projeto específico. Ele indica, de uma forma macro, os pontos que um analista de negócios não deve ser esquecer de considerar. Ele serve como "checklist” para o analista de negócios.

Este não é um livro para iniciantes. Somente quem já fez Análise de Negócios ao menos em alguns projetos consegue associar a teoria descrita no BABOK ® 2.0 à realidade e entender as alusões feitas no texto.

Clique aqui

Gerenciamento de Processos de Negócios - BPM


Autores: BALDAM, ROQUEMAR / VALLE, ROGERIO / ABREU, MAURICIO / PEREIRA, HUMBERTO / HILST, SERGIO / SOBRAL, VALMIR
O propósito do livro é nutrir o mercado com informações relevantes sobre a disciplina que hoje mais desperta interesse no ambiente empresarial - o Gerenciamento de Processos. Todas as iniciativas modernas de administração (BSC, ISO 9000, Custeio ABC, Six Sigma, SOX, ISO 14000, indicadores etc.) necessitam da visão de processos.

Clique aqui

O caminho do Guerreiro Pacífico


Autor: Dan Millman
Depois de quatro anos de treinamento com o velho guerreiro a quem chama de Sócrates - e a despeito de tudo que aprendeu - Dan Millman vê-se diante de fracassos pessoais e crescentes frustrações. Desiludido com a vida e sem se sentir capaz de concialiar conhecimento com ação, parte para uma busca pelo mundo para reencontrar seu objetivo e sua fonte de inspiração. Um lembrança inesperada o leva a procurar e a encontrar uma mulher xamã nas profundezas da floresta tropical do Havaí.

Clique aqui

Fazendo a Estrategia Acontecer


Autor: Luzio, Fernando
O livro apresenta os alicerces da estratégia, bem como seu conceito, os cinco passos para implementar as iniciativas da estratégia e um caso de sucesso (Lar Moderno), além de problemas e obstáculos que normalmente ocorrem no processo.

Clique aqui

Foco do Cliente


Autor: José Carlos Teixeira Moreira
Resultados invejáveis são obtidos sempre com a cumplicidade dos clientes leais. Clientes leais promovem espontaneamente as empresas que admiram, além de as defenderem contra a competição predadora. Mas como se pode ter uma base confiável de clientes leais? Tratando todos da mesma forma? Fazendo tudo o que eles pedem? Concedendo-lhes toda espécie de descontos? Criando promoções a torto e a direito? Comprando-lhes a 'fidelidade' e acreditando nisso?

Clique aqui

Drucker - O homem que inventou a administração


Autor: Peter Drucker
Durante quase meio século Peter Drucker inspirou e ensinou valiosas lições aos administradores por meio dos artigos publicados na consagrada revista Harvard Business Review.
Esse livro é uma inestimável coleção dos melhores trabalhos de Peter Drucker publicados pela revista. Nele, Drucker traça um painel claro e abrangente do pensamento e da prática da Administração - ilustrando como foi no passado e como será futuro.

Clique aqui

O Andar do Bêbado


Autor: Leonard Mlodinow
Não estamos preparados para lidar com o aleatório e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Citando exemplos e pesquisas presentes em diferentes âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina, Mlodinow apresenta ferramentas para identificar os indícios do acaso. Como resultado, ajuda o leitor a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que ele não pode controlar.

Clique aqui

O verdadeiro poder


Vicente Falconi Campos
O livro relata, por meio de cases e exemplos onde o autor esteve envolvido, questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. O texto pretende esclarecer quais são os pontos de sucesso que estão por trás do crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais.

Clique aqui

Freakonomic - O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta


DUBNER, STEPHEN J.; LEVITT, STEVEN D.
Essa edição revista, atualizada e ampliada do livro 'Freakonomics!' traz as seguintes novidades, além do texto totalmente revisado - O artigo original de autoria de Stephen Dubner sobre Steven Levitt, que gerou a idéia deste livro, publicado na revista do The New York Times; Sete colunas 'Freakonomics' escritas para a revista do The New York Times e publicadas entre agosto de 2005 e abril de 2006; Mensagens selecionadas no blog Freakonomics, enviadas entre abril de 2005 e maio de 2006.

Clique aqui

Constelações Organizacionais


Klaus Grochoviak e Joachim Castella
O livro apresenta uma forma nova de aconselhamento organizacional e empresarial. Os autores transferem o método sistêmico fenomenológico de Bert Hellinger do contexto da terapia familiar para o âmbito do aconselhamento empresarial e organizacional. Para adquirir

Clique aqui

A Árvore do Conhecimento


MATURANA, HUMBERTO; VARELA, FRANCISCO J. - Editora Palas Athena
Os autores mostram que a idéia de que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação com ele, não é apenas teórica; apóia-se em evidências concretas. Várias delas estão expostas - com a freqüente utilização de exemplos e relatos de experimentos - nas páginas deste livro. Para adquirir

Clique aqui

Gestão do Conhecimento


NONAKA, IKUJIRO - Editora Bookman
Vivemos hoje na sociedade do conhecimento, sociedade essa que não usa máquinas, linhas de montagens ou robôs como 'meios de produção'. Seus meios de produção estão na cabeça e nas mãos das pessoas que nela trabalham. Para adquirir

Clique aqui

Desmistificando o Aprendizado Organizacional


Eduardo Vieira da Costa Guaragna - Ed. Qualitymark.
'Desmistificando o aprendizado organizacional' traz uma contribuição diferenciada em relação à evolução da tecnologia de gestão e estimula o leitor a desenvolver a competência no tema aprendizado organizacional. O livro conduz o leitor a saber como adquirir competências que os diferencie e os possibilite estar no páreo da competitividade e no caminho da longevidade empresarial. Para adquirir

Clique aqui

A Excelência em Gestão Pública


Paulo Daniel Barreto – Ed. Qualitymark
Nesta obra o autor utiliza a história da qualidade na administração pública brasileira como fio condutor de sua abordagem sobre a gestão pública. Para adquirir

Clique aqui

A Verdade dos Fatos- Gerenciamento baseado em Evidências


Jefrey PFEFFER e Robert SUTTON
Muitos gestores tomam suas decisões estratégicas baseados em conhecimento falho, 'práticas recomendadas' e meias verdades, e com isso colocam em risco a saúde organizacional. O livro propõe uma gestão baseada em evidências e ajuda o leitor a desenvolver um melhor conhecimento do seu negócio e a entender de forma mais realista as práticas de gestão. Para aquirir

Clique aqui

Competição Analítica - Vencendo Através Da Nova Ciência


Thomas DAVENPORT e Jeanne G. HARRIS
Analítica é o uso de sofisticadas análises estatísticas e modelos de previsão para superar a concorrência. Essa nova ciência é aplicável a quase todos os áreas de negócios - estratégia, marketing e desenvolvimento de produtos, decisões sobre capital humano, gerenciamento de cadeias de suprimento, entre outros. O livro trata desse novo método e sua aplicação em diversas áreas de negócios - da criação de softwares à formulação de estratégias.

Clique aqui

Decisão! Como líderes vencedores fazem escolhas certeiras


Noel M. Tichy / Warren G. Bennis – Ed. Bookman
Dois autores bestsellers abordam neste livro a essência da verdadeira liderança: a capacidade de decidir com base em informações contextuais que consideram o eu, a rede social, a organização e todos os envolvidos.

Clique aqui

O Processo Nosso de Cada Dia


Mauriti Maranhão e Maria Elisa Macieira
O livro provoca os leitores para analisar como maximizar a competência organizacional e obter vantagem competitiva nos negócios, mediante a proposição de uma metodologia para a identificação, o mapeamento, a análise, a modelagem, a implementação e a documentação dos processos organizacionais. Vale a pena conferir!
Para adquirir.

Clique aqui

Gestão Estratégica do Risco


Aswath Damodaran
O livro mostra que o risco, se explorado com inteligência, é fundamental para o sucesso de uma empresa. O leitor vai aprender a determinar quais riscos ignorar, contra quais se proteger e quais explorar. Vale a pena conferir!
Para adquirir.

Clique aqui

Projeto para Seis Sigma. Um Roteiro para Desenvolvimento do Produto.


Com foco na importância da Qualidade nas organizações, o livro aborda, de maneira prática e eficiente o desenvolvimento de projetos baseados na metodologia Seis Sigma. Com tradução de reconhecidos profissionais - Engº J.G. Buchaim, Engº Pedro R. Bueno Neto, PhD, Engº Candido Faga, a publicação está em sua primeira edição e traz 696 páginas.
Para adquirir, entre em contato com contato@gaussconsulting.com.br

A Hora da Verdade


Apoiado em um texto leve e reflexivo, Michael Useem demonstra como dominar a arte e a ciência da decisão. Ele coloca o leitor bem no meio de pessoas que enfrentaram seu momento de definição, no qual as ações - ou a inação - determinaram o destino de indivíduos, empresas e países. Em última instância, toda decisão se resume a um momento de definição - aquele instante decisivo em que a informação essencial foi reunida, os prós e os contras foram pesados e é chegada a hora de sair de cima do muro. 'A hora da verdade' é um livro que servirá como guia nesses momentos de definição.
Para adquirir

Clique aqui