Conhecido também como modelo de negócio, o CANVAS é definido em consenso com a Organização, de forma a dar subsidio para a realização do mapa estratégico. O CANVAS é dividido em nove temas:

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1-Segmentos de cliente (Customer Segments);
2-Propostas de valor (Value Proposition);
3-Canais de distribuição (Channels);
4-Relacionamento com os clientes (Customer Relationships);
5-Fluxo de receita (Revenue );
6-Recursos-chave (Key Resources);
7-Atividades-chave (Key Activities);
8-Parcerias-chave (Key Partnerships);
9-Estrutura de custo (Costs);

As preliminares do processo de formulação do Planejamento Estratégico normalmente ocorre por meio do famigerado diagnóstico do ambiente interno (pontos fracos e fortes) e do ambiente externo (ameaças e oportunidades) utilizando-se normalmente a matriz SWOT.

livro-business-model-generation-mmEste modelo permite que a organização conheça uma alternativa para revisitar os documentos estratégicos por meio do método BMG (Business Modeling Generations) como forma de estudo do modelo de operação de uma organização através do CANVAS (uma espécie de painel) desenvolvido por Alex Osterwalder (e uma série de outros profissionais no mundo todo).

O CANVAS é uma forma moderna, simples e bastante interessante para organizar o raciocínio em torno do estudo das características de quaisquer organizações e que tem sido bastante utilizado como forma de parametrizar as discussões da análise de revisão da arquitetura estratégica organizacional.

Os 9 blocos do Modelo Canvas

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