Curso de Mapeamento e Gestão POR Processos – BPM (Método Gauss)
Objetivo
Permitir ao participante reconhecer de forma introdutória metodologias Gauss de Mapeamento e Gestão POR processos – BPM de forma integrada e alinhada ao BPM-CBOK (terceira edição), sem se limitar a ele.
Público-Alvo
Diretores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores e líderes relacionados à medição de desempenho através de processos pré-definidos e indicadores de performance.
Instrutor Credenciado
Apresentação: O Prof. Orlando Pavani Júnior, com o objetivo de oferecer aos participantes as formas modernas e alinhadas ao BPM-CBOK (terceira edição) para Mapeamento e Gestão POR Processos – BPM, este curso também obedece aos pressupostos do MEG 21 e também do Instrumento de Avaliação do Gestão Pública (IAGP) do PQGF (MEGP – Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão). A sistemática para Mapeamento e Gestão por Processos apresentada neste curso, caracteriza uma METODOLOGIA desenvolvida pela GAUSS CONSULTING GROUP para a implementação da Gestão por Processos – BPM, cujo livro específico foi publicado pela Ed. M. Books em janeiro de 2011 (caracteriza o primeiro livro publicado em português depois do BPM-CBOK).
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Investimento
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Conteúdo Programático
- Conceitos Introdutórios:
- Materiais técnicos de referência:
- BPM – CBOK (terceira edição);
- Livro: Mapeamento e Gestão por Processos / BPM (Editora M Books);
- Gerenciamento Artístico & Gerenciamento Técnico & Gerenciamento Científico;
- Gerenciamento das Pessoas & Gerenciamento dos Resultados;
- O que vem primeiro: a EFICÁCIA ou a EFICIÊNCIA?
- Definições: Tarefa (como fazer) / Atividades (o que fazer) / Objeto (o que entregar);
- Mapeando “DE FORA PARA DENTRO”, “DE BAIXO PARA CIMA” e com foco nas ENTREGAS por meio dos OBJETOS;
- Exibição do Filme: Há sempre um cliente a seu lado.
- Materiais técnicos de referência:
- Mapeamento / Modelagem de Processos de Negócios (AS-IS):
- Sistemática para levantamentos dos processos com base em entrevistas com foco em tarefas, atividades e objetos (entregas);
- Conceito de Processos Ponta-a-Ponta;
- Conceito de Subprocesso;
- Conceito de Fluxos e Sub-fluxos;
- Conceito de Cadeia de Valor de Porter;
- Reagrupamento dos Desenhos dos Fluxos a partir da lógica dos conceitos expostos acima;
- A Estrutura Organizacional Matricial orientada aos Processos (Tombamento da Gestão);
- O Escritório de Processos.
- Análise de Processos de Negócios e Monitoramento dos Processos (TO-BE):
- Metodologia Gauss para Análise dos Processos de Negócio (Karoshis e Teians);
- Abordagem IN-PROCESS (Métodos dos 8 gatilhos);
- Abordagem OUT-Process (utilizando Referenciais de Exemplaridade da Primazia da Gestão);
- Definição dos Indicadores de Monitoramentos dos Processos de Negócio;
- Identificações dos Indicadores de Performance, de esforço e de resultados, com foco em cada Subprocesso e/ou Processos Ponta-a-Ponta (abordagem do BSC).
- A Manualização Empresarial (TO-DO):
- O que é um Documento PAI;
- O que é um Documento MÃE;
- O que é um Procedimento Documentado (Padrão de Trabalho):
- Atitudinal;
- Auxiliar;
- O que são Registros;
- Exemplos de procedimentos documentados alinhados a ISO 9001:2015 e a ISO/TR 10013:2002;
- A Manualização Empresarial como subsídio da capacitação da Força de Trabalho;
- As Oportunidades de Melhoria decorrentes do foco nas tarefas.
- Introdução a BPM – Business Process Management;
- Introdução ao BPM CBOK – Common Body of Knowledge;
- Gerenciamento de Processos de Negócio;
- Modelagem de Processo – AS-IS:
- Diagramas / Mapeamentos / Simulações,
- Tipos de notações disponíveis:
- BPMN / Raias / Fluxogramas / EPC / UML / SIPOC / Cadeia de Valor / IDEF-O, LOVEM-E / Value Stream Mapping / System Dynamics,
- Softwares e ferramentas para Modelagem de Processos de Negócios;
- Modelagem de Processo – AS-IS:
- Baseado na ENTREGA por meio dos OBJETOS (Metodologia Gauss);
- Introdução à Análise de Processos (BABOK – TO-BE):
- Abordagem IN Process – Método dos 8 Gatilhos,
- Abordagem ON Process – Software VETTORE:
- Tipos, Níveis e Interações dos OBJETOS com uma gestão VETORIAL,
- Diagramas dos OBJETOS;
- Abordagem OUT Process:
- Adotando o REPG – Referenciais de exemplaridade de primazia da gestão;
- Metodologia KAROSHI e TEIAN para documentação da análise;
- A Manualização Organizacional (TO DO):
- Segundo AS IS (foco nas tarefas);
- A Manualização Organizacional – Metodologia Gauss:
- Os procedimentos documentados que de nem exatamente COMO FAZER,
- Sistema de documentação aderentes a NBR ISO 9001:2015 e a ABNT ISO/TR 10013:2002;
- Gerenciamento do Desempenho de Processo:
- A importância de traduzir o desempenho dos processos em métricas mensuráveis,
- A diferença entre Indicadores Estratégicos com base nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e Indicadores Chave de Desempenho de Processo (KPI),
- Diferenças entre Dados & Informações & Indicadores:
- Tipos de Indicadores: Taxa / Índice,
- Categoria de Indicadores: Resultado (Outcomes) / Esforço (Drives),
- As perspectivas de desempenho dos processos (metodologia Falconi / Gauss):
-
- Qualidade / Custo / Entrega / Moral / Segurança / FCS;
- A Mudança Organizacional;
- A relevância do estudo do comportamento humano no processo de mudança de cultura organizacional:
- O Teste EQ-MAP (Robert Cooper e Ayman Sawaf) como forma de compreender e planejar as mudanças de comportamento,
- Conhecimentos que alavancam as mudanças;
- Transformação de Processos;
- Metodologias de pesquisa e condução das melhorias:
- Seis Sigma / Lean Manufacturing / TQM / ABCM / Redesenho / Reengenharia / Readministração;
- Fases de Implantação de BPM;
- BPMO:
- Comitês de Processo; Escritórios de Processos,
- Centros de Excelência Funcionais;
- Avaliação de Desempenho orientada a ENTREGA por meio dos OBJETOS – VETTORE – Metodologia Gauss);
- Gestão do Conhecimento:
- Abordagem da Gestão das Competências,
- Abordagem do Capital Intelectual,
- Abordagem da Gestão dos Ativos Intangíveis,
- A Processualização do Conhecimento,
- A Automatização do conhecimento;
- A remuneração estratégica por desempenho das equipes dos processos (meritocracia);
- Foco NO Cliente e Foco DO Cliente;
- Estruturas de Trabalho para processos em automação:
- BAM / APQC / VRM / SCOR / Repositório de Processos,
- Maturidade da Gestão POR Processos,
- Visão global da cadeia dos processos organizacionais,
- Automação de Processos – Soluções de BPMS:
- Porque é importante automatizar os processos organizacionais,
- Softwares de GED para Gerenciamento Eletrônico de Documentos,
- Formulários Eletrônicos,
- Softwares, tecnologias e linguagens a serem implementadas nas organizações que aplicaram BPM:
- ERP / EDI / ECM / BPEL / ILM / XML / XPDL / CRM / BI / API / SOA,
- Vantagens e riscos na automação dos processos.
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