Metodologia GAUSS para Mapeamento e Gestão POR Processos
METODOLOGIA GAUSS PARA MAPEAMENTO E GESTÃO POR PROCESSOS
INSTRUTORES CREDENCIADOS:
Orlando Pavani Júnior e/ou Rafael Scucuglia
Apresentação: Com o objetivo de oferecer aos participantes as formas modernas e alinhadas ao BPM-CBOK (ABPMP International) para Mapeamento e Gestão POR Processos – BPM, este curso também obedece aos pressupostos contidos nos Critérios de Excelência (CE) do PNQ (MEG – FNQ) e também do Instrumento de Avaliação do Gestão Pública (IAGP) do PQGF (MEGP – Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão). A sistemática para Mapeamento e Gestão por Processos apresentada neste curso, caracteriza uma METODOLOGIA desenvolvida pela GAUSS CONSULTING GROUP para a implementação da Gestão por Processos – BPM, cujo livro específico foi publicado pela Ed. M. Books em janeiro de 2011 (caracteriza o primeiro livro publicado em português depois do BPM-CBOK).
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APÓS PARTICIPAR DESSE CURSO VOCÊ ESTARÁ APTO A:
- Realizar a Modelagem / Mapeamento dos Processos de Negócio (AS IS) por meio de diversas notações (inclusive BPMN Básico);
- Realizar as Análise de Processos de Negócios (denominados pela metodologia de Karoshis e Teians) com base nas abordagens IN Process / ON Process / OUT Process;
- Realizar as Melhorias de Processos de Negócios (TO BE) com base nas análises realizadas;
- Realizar o Gerenciamento dos Processos de Negócios com base em Indicadores KPI e utilizando-se a metodologia BSC;
- Realizar a Transformação dos Processos de Negócios (Tombamento da Gestão com base nos Processos Ponta-a-Ponta);
- Realizar a Gestão por Competências de forma submissa a tecnicidade dos mapeamentos realizados;Implementar Avaliações de Desempenho e Análises da Performance de toda a força de trabalho com base nas ENTREGAS e submisso aos Processos Ponta-a-Ponta;
- Implementação da “Manualização Empresarial” (TO DO) com base em procedimentos documentados e/ou por meio de implementação de softwares BPMS.
Objetivo
Permitir ao participante reconhecer de forma introdutória metodologias alternativas para Mapeamento e Gestão POR Processos – BPM de forma integrada e alinhada ao BPM-CBOK, sem se limitar a ele.
Público-Alvo
Diretores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores e líderes relacionados à medição de desempenho através de processos pré-definidos e indicadores de performance.
Investimento
Solicite orçamento para turmas em “In Company”: comercial@gaussconsulting.com.br.
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Conteúdo Programático
MÓDULO 1 – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS:
- Materiais técnicos de referência:
- BPM – CBOK / Corpo de Conhecimentos sobre Gestão por Processos da ABPMP International;
- BABOK / Corpo de Conhecimento sobre Análise de Processos do IIBA;
- Mapeamento e Gestão por Processo – BPM (Ed. M. Books);
- MEG e Critérios de Excelência do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade);
- Caderno de Processos da FNQ;
- MEGP e Instrumento de Avaliação da Gestão Pública do PQGF (Prêmio Nacional da Gestão Pública);
- Criteria for Performance Excellence do Malcolm Baldrige National Quality Award;
- Gerenciamento Artístico & Gerenciamento Técnico & Gerenciamento Científico;
- Gerenciamento das Pessoas & Gerenciamento dos Resultados;
- O que vem primeiro: a EFICÁCIA ou a EFICIÊNCIA?
- Diagrama da Gestão (PDCA & PDSA & PDCSL);
- Gestão DE Processos & Gestão POR Processos;
- Definições: Tarefa (como fazer) / Atividades (o que fazer) / Objeto (o que entregar);
- Mapeando “DE FORA PARA DENTRO”, “DE BAIXO PARA CIMA” e com foco nas ENTREGAS por meio dos OBJETOS;
- Exibição do Filme: Há sempre um cliente a seu lado.
MÓDULO 2 – NOTAÇÕES DE BPM:
- Tipos de Fluxograma (desenhados via VISIO);
- Notações para Mapeamento / Modelagem de Processos;
- Softwares de modelagem / mapeamento de Processos.
MÓDULO 3 – MAPEAMENTO / MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS:
- Sistemática para levantamentos dos processos com base em entrevistas com foco em tarefas, atividades e objetos (entregas);
- Conceito de Processos Ponta-a-Ponta;Conceito de Subprocesso;
- Conceito de Macroprocesso;Conceito de Ambiente de Gestão;
- Reagrupamento dos Desenhos dos Fluxos a partir da lógica dos Ciclos / Subprocessos / Macroprocessos / Ambientes de Gestão;
- A Estrutura Organizacional Matricial orientada aos Processos (Tombamento da Gestão);
- O Escritório de Processos;
MÓDULO 4 – ANÁLISE DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS E MONITORAMENTO DOS PROCESSOS POR MEIO DE INDICADORES:
- Metodologia para Análise dos Processos de negócio (Karoshis e Teians);
- Abordagem IN-PROCESS (Métodos dos 8 gatilhos);
- Abordagem ON-Process (Software VETTORE);
- Abordagem OUT-Process (utilizando o modelo de referência do MEG-FNQ);
- Definição dos Indicadores de Monitoramentos dos Processos de Negócio (Fatores Críticos de Sucesso e KPI’s);
- Identificações dos Indicadores de Performance, de esforço e de resultados, com foco em cada Subprocesso e/ou Processos Ponta-a-Ponta (abordagem do BSC);
MÓDULO 5 – A MANUALIZAÇÃO EMPRESARIAL E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS (SOFTWARES BPMS):
- O que é um Documento PAI;
- O que é um Documento MÃE;
- O que é um Procedimento Documentado (Padrão de Trabalho):
- Atitudinal;
- Auxiliar;
- O que são Registros;Exemplos de procedimentos documentados alinhados a ISO 9001:2008;
- A Manualização Empresarial como subsídio da capacitação da Força de Trabalho;
- As Oportunidades de Melhoria decorrentes do foco nas tarefas;
- O alinhamento com os softwares de gestão – BPMS;
- Os softwares de Gestão – geração ERP’s;
MÓDULO 6 – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E ANÁLISE DE PERFORMANCE NA GESTÃO POR PROCESSOS:
- Diferenças entre Avaliação & Análise;
- Diferenças entre Desempenho & Performance;
- A Gestão por Competência submissa a Gestão por Processos:
- Especificação de requisitos de competência por cargo/função:
- Formação Acadêmica;
- Treinamentos específicos;
- Experiência;
- Habilidade: Produtividade e Qualidade;
- Competências Emocionais (o Teste EQ-MAP – Robert Cooper e Ayman Sawaf – para mapeamento das competências emocionais);
- As críticas de Dr. Deming as Avaliações de Desempenho tradicionais (considerada a Terceira DOENÇA);
- Avaliação de Desempenho com base da percepção interna das ENTREGAS a partir da lógica dos OBJETOS;
- Análise de Performance com base no software VETTORE;
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* ESSE CURSO É REALIZADO SOMENTE EM FORMATO “IN COMPANY”.