METODOLOGIA GAUSS PARA MAPEAMENTO E GESTÃO POR PROCESSOS

INSTRUTORES CREDENCIADOS:

Orlando Pavani Júnior e/ou Rafael Scucuglia

Livro-Gauss-GrandeApresentação: Com o objetivo de oferecer aos participantes as formas modernas e alinhadas ao BPM-CBOK (ABPMP International) para Mapeamento e Gestão POR Processos – BPM, este curso também obedece aos pressupostos contidos nos Critérios de Excelência (CE) do PNQ (MEG – FNQ) e também do Instrumento de Avaliação do Gestão Pública (IAGP) do PQGF (MEGP – Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão). A sistemática para Mapeamento e Gestão por Processos apresentada neste curso, caracteriza uma METODOLOGIA desenvolvida pela GAUSS CONSULTING GROUP para a implementação da Gestão por Processos – BPM, cujo livro específico foi publicado pela Ed. M. Books em janeiro de 2011 (caracteriza o primeiro livro publicado em português depois do BPM-CBOK).

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APÓS PARTICIPAR DESSE CURSO VOCÊ ESTARÁ APTO A:

  • Realizar a Modelagem / Mapeamento dos Processos de Negócio (AS IS) por meio de diversas notações (inclusive BPMN Básico);
  • Realizar as Análise de Processos de Negócios (denominados pela metodologia de Karoshis e Teians) com base nas abordagens IN Process / ON Process / OUT Process;
  • Realizar as Melhorias de Processos de Negócios (TO BE) com base nas análises realizadas;
  • Realizar o Gerenciamento dos Processos de Negócios com base em Indicadores KPI e utilizando-se a metodologia BSC;
  • Realizar a Transformação dos Processos de Negócios (Tombamento da Gestão com base nos Processos Ponta-a-Ponta);
  • Realizar a Gestão por Competências de forma submissa a tecnicidade dos mapeamentos realizados;Implementar Avaliações de Desempenho e Análises da Performance de toda a força de trabalho com base nas ENTREGAS e submisso aos Processos Ponta-a-Ponta;
  • Implementação da “Manualização Empresarial” (TO DO) com base em procedimentos documentados e/ou por meio de implementação de softwares BPMS.

Objetivo

Permitir ao participante reconhecer de forma introdutória metodologias alternativas para Mapeamento e Gestão POR Processos – BPM de forma integrada e alinhada ao BPM-CBOK, sem se limitar a ele.

Público-Alvo

Diretores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores e líderes relacionados à medição de desempenho através de processos pré-definidos e indicadores de performance.

Investimento

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Conteúdo Programático

MÓDULO 1 – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS:

  • Materiais técnicos de referência:
    • BPM – CBOK / Corpo de Conhecimentos sobre Gestão por Processos da ABPMP International;
    • BABOK / Corpo de Conhecimento sobre Análise de Processos do IIBA;
    • Mapeamento e Gestão por Processo – BPM (Ed. M. Books);
    • MEG e Critérios de Excelência do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade);
    • Caderno de Processos da FNQ;
    • MEGP e Instrumento de Avaliação da Gestão Pública do PQGF (Prêmio Nacional da Gestão Pública);
    • Criteria for Performance Excellence do Malcolm Baldrige National Quality Award;
  • Gerenciamento Artístico & Gerenciamento Técnico & Gerenciamento Científico;
  • Gerenciamento das Pessoas & Gerenciamento dos Resultados;
  • O que vem primeiro: a EFICÁCIA ou a EFICIÊNCIA?
  • Diagrama da Gestão (PDCA & PDSA & PDCSL);
  • Gestão DE Processos & Gestão POR Processos;
  • Definições: Tarefa (como fazer) / Atividades (o que fazer) / Objeto (o que entregar);
  • Mapeando “DE FORA PARA DENTRO”, “DE BAIXO PARA CIMA” e com foco nas ENTREGAS por meio dos OBJETOS;
    • Exibição do Filme: Há sempre um cliente a seu lado.

MÓDULO 2 – NOTAÇÕES DE BPM:

  • Tipos de Fluxograma (desenhados via VISIO);
  • Notações para Mapeamento / Modelagem de Processos;
  • Softwares de modelagem / mapeamento de Processos.

MÓDULO 3 – MAPEAMENTO / MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS:

  • Sistemática para levantamentos dos processos com base em entrevistas com foco em tarefas, atividades e objetos (entregas);
  • Conceito de Processos Ponta-a-Ponta;Conceito de Subprocesso;
  • Conceito de Macroprocesso;Conceito de Ambiente de Gestão;
  • Reagrupamento dos Desenhos dos Fluxos a partir da lógica dos Ciclos / Subprocessos / Macroprocessos / Ambientes de Gestão;
  • A Estrutura Organizacional Matricial orientada aos Processos (Tombamento da Gestão);
  • O Escritório de Processos;

MÓDULO 4 – ANÁLISE DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS E MONITORAMENTO DOS PROCESSOS POR MEIO DE INDICADORES:

  • Metodologia para Análise dos Processos de negócio (Karoshis e Teians);
  • Abordagem IN-PROCESS (Métodos dos 8 gatilhos);
  • Abordagem ON-Process (Software VETTORE);
  • Abordagem OUT-Process (utilizando o modelo de referência do MEG-FNQ);
  • Definição dos Indicadores de Monitoramentos dos Processos de Negócio (Fatores Críticos de Sucesso e KPI’s);
  • Identificações dos Indicadores de Performance, de esforço e de resultados, com foco em cada Subprocesso e/ou Processos Ponta-a-Ponta (abordagem do BSC);

MÓDULO 5 – A MANUALIZAÇÃO EMPRESARIAL E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS (SOFTWARES BPMS):

  • O que é um Documento PAI;
  • O que é um Documento MÃE;
  • O que é um Procedimento Documentado (Padrão de Trabalho):
    • Atitudinal;
    • Auxiliar;
  • O que são Registros;Exemplos de procedimentos documentados alinhados a ISO 9001:2008;
  • A Manualização Empresarial como subsídio da capacitação da Força de Trabalho;
  • As Oportunidades de Melhoria decorrentes do foco nas tarefas;
  • O alinhamento com os softwares de gestão – BPMS;
  • Os softwares de Gestão – geração ERP’s;

MÓDULO 6 – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E ANÁLISE DE PERFORMANCE NA GESTÃO POR PROCESSOS:

  • Diferenças entre Avaliação & Análise;
  • Diferenças entre Desempenho & Performance;
  • A Gestão por Competência submissa a Gestão por Processos:
    • Especificação de requisitos de competência por cargo/função:
    • Formação Acadêmica;
    • Treinamentos específicos;
    • Experiência;
    • Habilidade: Produtividade e Qualidade;
    • Competências Emocionais (o Teste EQ-MAP – Robert Cooper e Ayman Sawaf – para mapeamento das competências emocionais);
  • As críticas de Dr. Deming as Avaliações de Desempenho tradicionais (considerada a Terceira DOENÇA);
  • Avaliação de Desempenho com base da percepção interna das ENTREGAS a partir da lógica dos OBJETOS;
  • Análise de Performance com base no software VETTORE;

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* ESSE CURSO É REALIZADO SOMENTE EM FORMATO “IN COMPANY”.