Objetivo

Entender por que a maioria dos planejamentos estratégicos não sai do papel e só são executados para cumprir uma atividade meramente administrativa é fator vital para as organizações. É necessário compreender que gerenciar com indicadores só tem sentido se houver, antes, uma determinação clara das estratégias e que existe uma grande diferença entre “Gerenciamento pela Torcida” (mera cobrança de resultados) e o “Gerenciamento pelo Esforço” (monitoramento das atividades que traduzem os resultados) alinhados a contribuição de David Norton e Robert Kaplan no processo de desdobramento das estratégias.

Público-Alvo

Capacitar os envolvidos a compreender as estratégias com foco na sua efetiva implementação através do Gerenciamento por Indicadores.

Carga Horária

Carga Horária: 8 horas.

Investimento

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Conteúdo Programático

  • Abertura conceitual;
  • Uso da estatística interpretacional na Gestão por Indicadores;
  • Tecnologia da Informação & Inteligência da Informação:
    • Inteligência da Interpretação (saber tomar a decisão correta);
    • Inteligência da Abordagem (saber fazer a pergunta certa);
  • Fundamentos relativos aos Indicadores:
    • Diferenças entre Dado & Informação & Indicador;
    • Tipos de Indicadores: Taxa e Índice;
    • Categorias de Indicadores: Drives e Outcomes;
  • O Painel de Indicadores Estratégicos e os Indicadores de Processos Organizacionais;
  • Os fundamentos do Balanced Scorecard (BSC);
  • As perspectivas do BSC:
    • Financeira;
    • Mercado e Clientes;
    • Processos Internos;
    • Crescimento e Aprendizado (pessoas);
  • A Matriz de correlação da Estrutura de Indicadores (com e sem telhado);
  • Desdobramento dos Indicadores (contribuição, compartilhamento, híbrido)
  • Medidas de produtividade;
  • Medindo a perspectiva “tempo” dos processos;
  • Aspectos técnicos para construção de indicadores:
    • Indicadores de parcelas;
    • Fórmulas matemáticas e operadores de soma;
    • Cuidados com indicadores de média;
    • Regra de contagem;
  • Aspectos metodológicos para construção de indicadores:
    • Diferentes perspectivas de medição;
    • Dimensões de mensuração de indicadores de processos;
    • O modelo dos 6Es;
  • Processos decisórios (decidindo a partir dos indicadores);
  • O papel da variabilidade influenciando os processos decisórios;
  • Apresentação gráfica de indicadores e resultados.

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