PÚBLICO ALVO (NOSSO NEGÓCIO)

Empresas representadas pelo Setor Público que prestam Serviços Públicos

A Gauss Consulting Group esta posicionada como especialista em SERVIÇOS PÚBLICOS que é o conjunto de atividades e tarefas consideradas essenciais (com seus respectivos entregáveis e regido pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, eficácia, efetividade, continuidade, segurança, regularidade, atualidade, modicidade tarifária e cortesia) destinadas a satisfazer as necessidades dos cidadãos que componham a sociedade. Esses serviços são normalmente prestados por entidades de natureza pública diretamente, mas também, de forma indireta, podem ser assegurados por entidades de natureza privada ou sociedade de economia mista ou ainda do terceiro setor, sob fiscalização, permissão (por meio de contratos de adesão devidamente licitados) ou concessão (contrato administrativo ou PPP – Parceria Público-Privada) do Estado.

Entende-se como SETOR PÚBLICO as empresas que estejam envolvidas na prestação de SERVIÇOS PÚBLICOS a partir da lei nº 7.783/89 (Lei da Greve), sem se limitar a ela, e compõem as seguintes atividades: Tratamento e Fornecimento de Água; Coleta e Tratamento de Esgoto; Geração, Distribuição e Fornecimento de Energia Elétrica; Fornecimento de Gás e outros tipos de combustível; Construção Civil (obras públicas); Serviços Médicos e Hospitalares; Atividades Periciais associadas a impossibilidade do exercício do trabalho; Fabricação, Distribuição e Venda de Medicamentos; Fabricação, Distribuição e Venda de Alimentos; Serviços Funerários; Transporte Coletivo e de Bens de Consumo; Entregas de encomendas; Coleta e Tratamento de Lixo; Serviços de Telecomunicações; Guarda e Controle de Substâncias Radioativas e Nucleares; Atividades de Processamento de Dados dos Serviços Essenciais; Controle do Tráfego Aéreo; Aeroportos e rodoviárias; Serviços de Compensação Bancária; Entidades de Ensino; Prefeituras e Órgãos do Governo Federal, Estadual ou Municipal; Autarquias; Sociedades de Economia Mista; Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e Policias (Militar, Civil e Guardas Metropolitanas).

NOSSA VISÃO

Transformar nosso público alvo em exemplos de PRIMAZIA da Gestão

O termo PRIMAZIA guarda conceitos muito mais amplos que a simples palavra “excelência” (que está contida dentre suas abordagens, sem se limitar a ela) ou a palavra “qualidade” que já estão obsoletas de sentido já faz algum tempo. Esta palavra tem 26 sinônimos subdivididos em 4 grandes famílias de que significam conceitos relevantes, a saber:

1-) Conceito de PRIORIDADE: ou a adjetivação da gestão é uma prioridade para a alta direção ou é um engodo que não podemos fazer “vista grossa”, ou seja, não podem haver representantes ou substitutos desta adjetivação, é uma pauta de todos os membros da força de trabalho, sem qualquer exceção;

2-) Conceito de PERFEIÇÃO: o que precisamos avaliar nas organizações não é o estágio de maturidade de sua gestão e reconhecer (ato indelegável e restrito somente as partes interessadas e a ninguém mais) e sim o nível de completude de suas implementações levando em conta o que estou chamando de REPG – Referenciais de Exemplaridade da Primazia da Gestão, sem reconhecer nada nem ninguém, apenas informando a organização que se submeteu a uma avaliação sistemática o seu escore e publicando este escore numa plataforma que a permita comparar-se com outras organizações assemelhadas;

3-) Conceito de PREDOMÍNIO: a gestão precisa ser caracterizada como tema preponderante e supremo nas pautas das decisões mais estratégicas de forma que a vaidade dos “doninhos” ou “presidentinhos” estejam colocadas de lado. Esta adjetivação valoriza que a “gestão” substitua o “gestor”, pois se somente os gestores são responsabilizados pela adjetivação da gestão, está aí a prova cabal de que a gestão ainda sequer existe de forma estruturada;

4-) Conceito de RIVALIDADE: é fundamental que as organizações se comparem com outras, semelhantes ou completamente diferentes, mas com processos cuja comparação seja pertinente, de forma que não se limite apenas a estabelecer e bater (ou não) suas próprias metas (as vezes definidas de forma bastante questionável) e considerar práticas de benchmarking considerando não somente o famigerado PDCA, mas também o PDSA e o PDCSL. Ter os escores divulgado, omitindo os nomes das empresas, fornecerá uma possibilidade da empresa se enquadrar numa determinada posição dentre as demais e conduzir suas práticas de melhoria e inovação que considerar pertinente e prioritário.

NOSSA MISSÃO

Capacitar profissionais do mercado para realizar o DCPG – Diagnóstico da Completude da Primazia da Gestão e decorrente auxílio na implementação dos aperfeiçoamentos decorrentes no âmbito dos REPG – Referenciais de Exemplaridade da Primazia da Gestão.

A partir dos REPG nossos esforços estarão focados em oportunizar aos profissionais atuantes em nosso público alvo treinamento técnico de alta densidade (para capacitá-los a manipular conceitualmente os conceitos difundidos pelo REPG) com vistas a realização do DCPG na condição de EXPLORADORES e das ações de decorrentes de CONSULTORIA INSTRUMENTAL para implementação das melhorias pertinentes, com vistas a gerar PC – Planos de Completude em suas práticas internas e publicação do GRID situacional das empresas, sem citar suas identidades, servindo como sistemas referenciais (benchmarking) caracterizando a busca de uma “condição atlética” e não apenas “saudável” de sua performance global.

A Gauss Consulting Group, na pessoa específica de nosso Diretor Presidente (Sr. Orlando Pavani Júnior) de forma sistemática e ininterrupta, e de inúmeros outros profissionais de nossa equipe (de forma menos sistemática), contribuiu desde 1997 até 2011 com o MPOG – Ministério do Planejamento, Orçamento de Gestão do Governo Brasileiro e desde 1997 até 2017 com a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade por meio de atuação voluntária em ciclos do PQGF – Prêmio da Qualidade do Governo Federal (que depois foi chamado de PNGP – Prêmio Nacional da Gestão Público no âmbito do Programa GESPÚBLICA) e em ciclos do PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade (que depois foi chamado de Melhores em Gestão) em ações de capacitação e de avaliação da gestão de organizações públicas e privadas.

A partir desta experiência, empreendemos a elaboração dos REPG que constitui um documento híbrido que agrupa conceitos do MEG – Modelo de Excelência em Gestão (21 edição – que foi elaborado voluntariamente a partir da contribuição de toda a rede de especialistas que atuaram como Examinadores do PNQ em diversos ciclos), a íntegra do IAGP – Instrumento de Avaliação da Gestão Pública (versão 2010) e de mais de 30 normas de Sistemas de Gestão de temáticas pertinentes a sua inclusão no documento como requisito relevante de PRIMAZIA da Gestão. Entendemos que os REPG se caracterizarão como um dos referenciais de gestão mais comprometidos com a primazia da gestão integrada e mais contributivo para o engrandecimento das empresas que prestam SERVIÇO PÚBLICO em nosso país.