Nove áreas de conhecimento do BPM CBOK V.3.0

arrow

Perspectiva Organizacional

Gerenciamento Corporativo de Processos

Gerenciamento corporativo de processos é dirigido pela necessidade de maximizar os resultados de processos para garantir alinhamento das estratégias de negócio com o foco do cliente e demais partes interessadas. Essa área de conhecimento trata os requisitos de gerenciamento corporativo de processos, modelos de referencia e estruturas de trabalho para processos, avaliação de maturidade em processos, gerenciamento de portfólio e repositório de processos e melhores práticas de gerenciamento corporativo de processos.

Organização do Gerenciamento de Processos

Organização do gerenciamento de processos endereça papéis, responsabilidades e estrutura organizacional para prover suporte a organizações orientadas por processos. Traz uma discussão a respeito do que define uma organização orientada por processos e considerações culturais a respeito do trabalho interfuncional. A importância da governança de processos de negócio é examinada, em conjunto com estruturas de governança e ao conceito de escritório de processos.

Perspectiva do Processo

Gerenciamento de Processos de Negócio

Representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas. Começa em um nível mais alto do que o nível que realmente executa o trabalho e, então, subdivide-se em subprocessos que devem ser realizados por uma ou mais atividades (fluxos de trabalho) dentro de funções de negócio (áreas funcionais). As atividades, por sua vez, podem ser decompostas em tarefas e , adiante, em cenários de realização da tarefa e respectivos passos.

Modelagem de Processos

É o conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de processos de negócio existentes ou propostos. Pode prover uma perspectiva ponta a ponta ou uma porção dos processos primários, de suporte ou de gerenciamento.

O propósito da modelagem é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento. Por esse motivo, o nível de detalhamento e o tipo específico de modelo tem como base o que é esperado da iniciativa da modelagem. Um diagrama simples pode ser o suficiente em alguns casos, enquanto um modelo completo e detalhado pode ser necessário em outros casos.

Análise de Processos

O primeiro passo para definir um novo processo ou atualizar um que já existe é criar um entendimento comum do esta atual (“AS-IS”) do processo e como ele cumpre seus objetivos. Esse entendimento é alcançado através da análise de processos.

A Análise de processos é muito mais do que produzir modelos. Análise de processo pode ser conduzida em vários níveis, desde uma visão resumida da organização (uma análise em nível conceitual) até uma ordem detalhada de passos no nível de execução.

Desenho de Processos

Desenho de processos vai além de resolver problemas de curto prazo ou atender a uma lista de desejos de uma área funcional. O desenho trata a mudança de processo que irá impactar no alcance de metas e estratégias organizacionais e satisfazer o cliente através de uma perspectiva “de fora para dentro”.

O desenho de processo tem o intuito de transformar as operações de negócio e conectar objetivos organizacionais ao foco do cliente.

Gerenciamento de Desempenho de Processos

Gerenciar o negócio por processos requer medidas, métricas e indicadores de desempenho estejam disponíveis para monitorar os processos de forma que estes atendam às suas metas.

Envolve simultaneamente a compreensão do que medir e de como medir. O gerenciamento de desempenho bem-sucedido requer o domínio desses dois lados da questão, além da delimitação de uma abordagem evolutiva customizada para determinar o desempenho real da organização de acordo com os seus processos individuais.

Transformação de Processos

Transformação de processos discorre sobre mudanças em processos. Várias abordagens de melhoria, redesenho, reengenharia e mudança de paradigma são discutidas, juntamente com as tarefas associadas a construção, controle de qualidade, introdução e avaliação de novos processos. Adicionalmente, é discutido o tópico de gerenciamento de mudança que é chave para o sucesso da transformação em muitas organizações, incluindo os aspectos psicológicos e fatores-chave de sucesso desse gerenciamento.

Tecnologias de BPM

Essa área de conhecimento discute tecnologias para apoiar a modelagem, análise, desenho, execução e monitoramento de processos de negócio. Tais tecnologias incluem o conjunto de aplicações, pacotes, ferramentas de desenvolvimento, infraestrutura tecnológica e armazenamento de dados e informações. Adicionalmente, discute suítes de gerenciamento de processos de negócio (BPMS – Business Process Management Suíte), repositórios de processos, padrões, abordagens e tendências tecnológicas.

Educação a Distância

O curso é realizado a partir de um modelo de educação a distância possibilitando ao aluno estudar a qualquer hora do dia e nos dias que preferir. Os participantes poderão acessar a área restrita para o aluno da Gauss Consulting Group pelo período de 5 meses e contar com os seguintes recursos:

  • Videoaulas detalhando os conceitos do BPM CBOK;
  • Serão disponibilizados os contatos dos professores para discussão dos principais pontos de aprendizagem e pontos de dúvidas;
  • Serão disponibilizados o material do curso em PDF para estudo;
  • Será disponibilizado gratuitamente o BPM CBOK V3.0 da ABPMP em PDF;
  • Professores certificados CBPP com experiência em projetos de consultoria de BPM;
  • Simulado de questões preparatórias para o exame CBPP.

Estrutura do Curso e Carga Horária

  • Videoaula 01 - Introdução ao BPM com base no BPM CBOK
  • Videoaula 02 - Gerenciamento de Processos de Negócio
  • Videoaula 03 - Modelagem de Processos
  • Videoaula 04 - Análise de Processos
  • Videoaula 05 - Desenho de Processos
  • Videoaula 06 - Gerenciamento Desempenho de Processos
  • Videoaula 07 - Transformação de Processos
  • Videoaula 08 - Organização do Gerenciamento de Processos
  • Videoaula 09 - Gerenciamento Corporativo de Processos
  • Videoaula 10 - Tecnologias de BPM
  • Videoaula 11 - Simulado para o exame CBPP

Carga horária: 11 horas

Assista a Introdução ao BPM com base no BPM CBOK

Prof. Mário Sérgio Lavorenti

Sócio Diretor de Gestão / BPM da Gauss Consulting Group Ltda., Consultor filiado ao IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Gestão Industrial, Profissional Certificado CBPP® (Certified Business Process Professional) pela ABPMP Brasil, Delegado Regional da região ABCDMRR da ABPMP Brasil, Provedor de Treinamento Credenciado da ABPMP Brasil para o curso CFGP, Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ (2008, 2009, 2011, 2012 e 2013), Examinador do Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF (2006), Formação em Gestão por Processos CFGP, Conhecimentos em sistemas de gestão dos mais variados segmentos, Gestor em Projetos de Mapeamento e Gestão por Processos e Implantação das normas ISO série 9000 e 14.000, Voluntário na OSCIP Ecolmeia.

Certificação

CBPP (Certified Business Process Professional)

CBPP - Certified Business Process Professional

CBPP é sigla para “Certified Business Process Professional” ou Profissional Certificado em Processos de Negócio. Trata-se de uma certificação internacional em processos que significa que o profissional:

  • Conquistou experiência e/ou formação profissional apropriada em gerenciamento de processos de negócio;
  • Passou por rigoroso exame conduzido pela ABPMP;
  • Concordou em seguir o código de conduta profissional da ABPMP;
  • Está comprometido em manter uma credencial profissional ativa através da prática e da educação profissional continuadas.

Saiba mais sobre o programa de certificação CBPP no site da ABPMP Brasil.

INSCREVA-SE AGORA!

11 VIDEOAULAS DE CURSOS!

O Curso Preparatório para Certificação CBPP foi desenvolvido pela Gauss Consulting Group para prepará-lo para o Boot Camp e exame CBPP da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) e ao mesmo tempo propor uma melhor compreensão sobre o tema BPM (Business Process Management). O curso está estruturado com base no corpo comum de conhecimento em processos BPM CBOK V3.0 da ABPMP.

CURSO PREPARATÓRIO PARA CETIFICAÇÃO - CBPP
R$459.00Até 10x 45,90 sem juros
    COMPRE AGORA!

    A QUEM SE DESTINA

    A profissionais que trabalham com gerenciamento de processos de negócio como sua ocupação principal e/ou possuam longa experiência na área de processos, e que desejam comprovar sua expertise e conhecimento através de exame de certificação internacionalmente reconhecido.

    CARGA HORÁRIA

    11 Videoaulas com duração 1 hora cada

    FORMA DE PAGAMENTO

    Até 10x sem juros no cartão

    GAUSS CONSULTING GROUP

    Edifício Domo Business
    Rua José Versolato, n 111, sala 703
    Centro – São Bernardo do Campo, SP - CEP: 09751-020
    Telefone: 4220-4950 - Segunda à Sexta, das 08h00 às 17h00

    A Gauss é uma empresa especializada em Inteligência de Negócios. Acesse nosso site: www.gaussconsulting.com.br.