MANUALIZAÇÃO OPERACIONAL

A partir de um mapeamento dos processos organizacionais, a Gauss, juntamente com os clientes, realiza a delimitação dos fluxos de atividades e estabelece os procedimentos críticos a serem redigidos. O processo consiste na redação/elaboração de toda documentação pertinente de uma organização, tais como: procedimentos, instruções de trabalho, documentos auxiliares de consulta, manuais, etc. Normalmente, a Manualização tem seu início após a consolidação do Mapeamento dos Processos ou durante a adequação dos processos organizacionais em virtude da adoção de algum sistema de gestão.

A metodologia aplicada pela Gauss tem foco no desenvolvimento de toda a documentação pelo responsável das tarefas. Esses profissionais utilizarão, em seu dia-a-dia, o referido documento e, muitas vezes, saberão a realidade em detalhes de como as tarefas são realizadas. Para isso, treinamentos específicos são ministrados no intuito de fornecer aos envolvidos todo subsídio necessário para elaboração dessa documentação. As particularidades, tanto da organização como de sua força de trabalho, são levadas em consideração neste processo e nossos profissionais acompanham, minuciosamente, toda a evolução das elaborações, bem como analisam criticamente a documentação redigida. Esta análise objetiva que documentos consistentes e em consonância com parâmetros previamente definidos sejam elaborados.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS

Um projeto de Mapeamento dos Processos, geralmente, chega a um nível de detalhamento analítico no âmbito das atividades de uma empresa, ou seja, descreve e detalha “o que é feito”. Durante a Manualização, entramos no mérito das tarefas da organização, com análise e descrição de como é feita cada atividade na esfera de um processo.

Os principais benefícios proporcionados são:

  • Disponibilidade de documentos específicos e consistentes para subsidiar auditorias, cujo objetivo é comparar o que deveria ser feito com o que realmente está sendo feito;
  • Input para realização de treinamentos sobre as rotinas operacionais;
  • Existência de fontes de consulta detalhada e completa acerca de atividades operacionais a serem realizadas (disponíveis aos executantes);
  • Registro e manutenção do conhecimento gerado pela organização (gestão do capital intelectual).

EMPRESAS QUE PODEM OPTAR POR ESSE PROCESSO

A Gauss utiliza metodologia bastante flexível e adaptável a qualquer tipo de organização, pois as particularidades são respeitadas e incorporadas ao processo.

DIFERENCIAIS

Nossa metodologia procura enfatizar e estimular a adoção da Manualização como um instrumento oportunizador de resultados. Entendemos que quanto maior for à abrangência dos processos manualizados, maior serão os benefícios colhidos independentemente da adoção de normas ou critérios parametrizadores para sistemas de gestão. Quanto maior essa abrangência, maior será o nível de retenção do capital intelectual, elemento fundamental para a promoção de uma gestão do conhecimento corporativo.

ADEQUAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

A metodologia de trabalho da Gauss permite:

  • Adequação dos processos internos e externos a qualquer norma de sistema de gestão (ISO 9001:2000 / ISO 14001:2015 / SA 8000 / OHSAS 18001:2002 / TS 16949:2004 / TL 9000, entre outras);
  • Adequação dos processos internos e externos a qualquer prêmio de excelência da gestão (PNQ / PQGF / PPQG / PGQP / Prêmios Estaduais / Prêmios Regionais / Prêmios Empresariais).

GOSTARIA DE SABER MAIS?

Entre em contato, para saber mais informações entre em contato.