guess-the-correlation-2

Para entender a relação entre duas variáveis – crescimento do PIB e desemprego, por exemplo – estudiosos colocam esses dados em um gráfico de pontos (chamado “gráfico de dispersão“). Quanto mais esses pontos estiverem alinhados a uma reta, maior a correlação entre eles.

Guess the Correlation transforma isso em um jogo: olhe para um gráfico de dispersão, e tente adivinhar o coeficiente de correlação. Você está matematicamente preparado para aceitar o desafio?

No jogo, a correlação – também chamada de valor R – varia entre zero e um. Ela é 1 quando os pontos estão perfeitamente alinhados; e é 0 quando eles estão completamente espalhados.

correlations_examples1

Se seu valor estiver muito próximo da resposta correta, você ganha uma vida e cinco moedas. Se o valor estiver um pouco mais distante, você só ganha uma moeda. E se você errar feio, perde uma vida. Há um placar com os usuários que mais conseguiram moedas.

Não há perguntas capciosas nem distrações (a menos que você conte a trilha sonora em 8 bits): é um teste para a sua capacidade de detectar tendências.

guess-the-correlation

O criador do jogo, Omar Wagih, está tirando um PhD em bioinformática na Universidade de Cambridge (Reino Unido). Ele explica a ideia por trás do jogo:

Guess the Correlation é um jogo com propósito. Ou seja, ao mesmo tempo que ele pretende ser divertido, os dados sobre as suposições são coletados e utilizados para analisar o modo como percebemos correlações em gráficos de dispersão. Por isso, quanto mais pessoas jogarem, mais dados serão gerados!

Bacana! Comece a jogar aqui: [Guess the Correlation via Flowing Data]

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/jogo-adivinhar-correlacao/