Modelagem de Processos


Por: Nicolas Ferrari
O propósito do mapeamento, também conhecido por modelagem, é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento (Fonte: CBOK 3.0), representando graficamente (por meio de mapas, fluxos ou diagramas) um [...]

Leia Mais

A Qualidade pede socorro!


Por Orlando Pavani Júnior
Realmente esta é a percepção de muitas pessoas no ambiente corporativo e os motivos para este tipo de percepção têm lá suas causas mais fundamentais [...]

Leia Mais

Crise!? Ou seria um teste recorrente para separar o joio do trigo!?


Por Orlando Pavani Júnior
Qual a diferença entre a “pessoa física” da “pessoa jurídica”!? Todos os pressupostos conceituais sobre a gestão das organizações inspirou-se no funcionamento dos organismos vivos. O próprio nome “organização” vem de “organismo”; os departamentos das empresas públicas chamavam-se “órgãos” como uma comparação aos órgãos dos sistemas vivos [...]

Leia Mais

ESTUDAR PARA QUE?!


Por Orlando Pavani Júnior
Há uma parcela significativa de pessoas que ainda se perguntam se vale à pena estudar. Pasmem, mas ainda existem certos pais (e mães) que brigam com seus filhos quando [...]

Leia Mais

Conhecendo os Processos da sua Organização


Por Nicolas Ferrari
É muito comum se deparar com diversas pessoas nas organizações que não conhecem mais do que as atividades de sua própria função, independentemente do nível hierárquico em que atua. Esta é uma verdade [...]

Leia Mais

Vendas Complexas - Uma abordagem técnica para merecer negócios


Por Orlando Pavani Júnior

Cada vez mais a excelência da Gestão Comercial, que tem a missão hercúlea de VENDER produtos e/ou serviços, está menos associada ao amadorismo e as meras experiências de vendedores “campeões” para alinhar-se definitivamente a novas abordagens que respeitam os pressupostos científicos e acadêmicos! Infelizmente a atividade de VENDER especificamente é exercida por quem não deu muito certo em outras atividades e quase nunca é contemplado no meio acadêmico, seja nos cursos relacionados a Administração de Empresas (onde aborda-se muito mais o Marketing de forma mais ampla, nada se falando sobre Vendas propriamente dito), seja nos referenciais de excelência em gestão e nas normas de sistemas da qualidade.

Leia Mais

CULTURA ORGANIZACIONAL - Um entrave para as mudanças e para as inovações ou uma característica necessária para não ser volúvel demais diante de tantas invenções.


Cultura organizacional é um tema pesquisado desde a década de 50, mas somente a partir da década de 80 é que se tem dado maior atenção aqui nas organizações brasileiras, preponderantemente por meio dos estudos da Psicologia Organizacional. Encontram-se diversas definições sobre o tema, mas a que parece ter sido a mais aceita foi a de Edgard H. Schein (1994):


"....é o padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que tenham funcionado suficientemente bem a ponto de serem considerada válida e, por isto, de ser ensinadas a novos membros do grupo como a maneira certa de se perceber, pensar, e sentir em relação a estes problemas.”

É a partir desta fundamentação que gostaria de versar sobre o assunto! Inevitável falar de Cultura Organizacional sem primeiramente refletir sobre o significado disponível em Wikipédia das palavras EMPIRISMO, CETICISMO e PARADIGMA.


Leia o artigo na íntegra

Conheça as normas de Auto Declaração de Conformidade ISO/IEC 17050-1 e ISO/IEC 17050-2



Leia Mais

Variabilidade: Um conceito fundamental


Por Rafael Scucuglia

Sei que o termo “estatística” assusta muita gente. Quem se aprofunda na pesquisa desta área de conhecimento e compreende as infinitas aplicações práticas e as influências que os métodos estatísticos beneficiam nossa vida cotidiana, literalmente se apaixona pelas teorias envolvidas e se torna adepto de sua utilização.

Leia Mais
 

O Sucesso é proporcional ao “Risco”, por este motivo a Gestão do Risco passa a ser assunto estratégico nas organizações!


Por Orlando Pavani Junior

A Gauss Consulting coloca em prática mais um serviço ao mercado e lança oficialmente o Mapeamento e Gestão dos Riscos Organizacionais com base na AS/NZC 4360:2004 e ISO/DIS 31000. Entenda porque é a Gestão dos Riscos faz com que sejamos “protagonistas” dos riscos a partir da sua identificação, análise, avaliação e tratamento dos mesmos, a partir do artigo de Orlando Pavani Junior.


Leia Mais

Gestão por Processos (BPM): uma mudança de filosofia gerencial


Por Rafael Scucuglia
Nova "filosofia gerencial" procura identificar os processos multifuncionais de uma empresa e prover valor e eficiência às organizações.
O tema "Gestão por Processos" está ganhando notoriedade ao redor do mundo. O recente crescimento do número de associados da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals), sediada nos Estados Unidos, é indicador da relevância que o tema tem apresentado nos cenários acadêmicos e profissionais mundiais.

Download

Você acerta na curva de cargos e salários de sua empresa?


Por Rafael Scucuglia
O que compõe o salário de um profissional? Quais são os fatores que afetam diretamente essa diferenciação? O que é um salário justo dentro de sua empresa? Só podemos responder essa questão se tivermos um critério claro e preciso para definição de níveis salariais. Sob o ponto de vista trabalhista, salários de igual valor serão os que forem feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica entre pessoas, cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos. É o tal do “paradigma salarial”.

Download

A I.I (Inteligência da Informação) como fundamental nas empresas


Por Rafael Scucuglia
Na era da informação as organizações precisam focar na “inteligência das informações”. Assim como somente dados bem armazenados não bastam, informações sem foco e sem estudo também não. É preciso mais! É preciso estudá-las e analisá-las de forma adequada, estruturada e contínua. Os administradores precisam não só destinar recursos à gestão de TI. É necessário considerar uma lacuna cada vez mais latente.

Download

Avaliação de Desempenho e Análise de Performance


Por Orlando Pavani Junior
Muitas empresas depositam na AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO o mecanismo que somente a ANÁLISE DE PERFORMANCE seria competente. O correto é utilizar ambas as abordagens, mas em momentos distintos. Ou seja, devemos fazer primeiramente a AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO do profissional, num determinado momento para DEPOIS, e somente depois, realizar as ANÁLISES DE PERFORMANCE do mesmo profissional, dali em diante, como meio de diferenciação.

Download

O Fator Humano como elemento propulsor do Business Intelligence.


Por Rafael Scucuglia
O mercado carece de profissionais analíticos, com a competência e especialização necessária para aplicar modelos quantitativos de maneira sistemática e pró ativa. As organizações, nesta linha, acabam não detendo o capital intelectual necessário para que análises complexas possam transformar números em conhecimento, dados em decisões, informações em inovações.

Download

A Vez da Inteligência Analítica como ferramente de otimização da base de dados


Por Rafael Scucuglia
Atrevo-me a dar minha opinião sobre um dos próximos grandes temas a entrar na pauta. Inteligência Analítica. Com o advento da informatização, a utilização de sistemas informatizados é pré-requisito para toda organização. Softwares ERP’s passaram a ser constantes, comuns epresentes. E com eles,extensas bases de dados surgiram nas empresas. Informações que antes não existiam passaram a ficar disponíveis. A grande questão em evidência é: como o gestor deve utilizar toda esta base em prol do sucesso dos negócios? Qual a melhor maneira de analisar os dados? Como utilizá-los para o real sucesso da organização? Como maximizar os resultados corporativos?

Download

Como mensurar a satisfação de clientes?


Por Rafael Scucuglia
Medir a satisfação de clientes passou a ser uma atividade em ascensão com o decorrer do tempo. Técnicas e teorias são desenvolvidas e aperfeiçoadas frequentemente.

Download

Como mapear seus processos.


Por Rafael Scucuglia
Um dos assuntos relacionados a gestão organizacional, muito em evidência hoje em dia é a “gestão por processos”. Desde que foi incluso como um dos fundamentos da ISO 9001 versão 2000, o assunto espalhou-se, ganhou notoriedade e foi muito discutido pelas organizações.

Download

Cursos são teóricos e treinamentos são práticos


Por Orlando Pavani Junior
Treinamento sistemático e continuado: já está consolidado. É prática de excelência e, portanto, exemplar nas organizações comprometidas com os resultados auto-sustentáveis de suas operações. Mas Qual o estilo a adotar?

Download

É preciso parar de ensinar para voltar a aprender


Por Orlando Pavani Jr.
Num mundo cada vez mais difícil de se perpetuar profissionalmente, principalmente sem dispor do uso contínuo da intelectualidade mais formal, ainda assistimos tantos brasileiros sem a formação acadêmica básica a serviço da competitividade organizacional mais elementar.

Download