Conteúdo opinativo desenvolvido pelos especialistas da Gauss Consulting divididos em:

Gestão Organizacional – Conceitos e Ferramentas

Medindo através de Resultados basta?


Por: Fernando Batista
Deparamos com organizações que trabalham focadas em resultados estratégicos e táticos, porem não percebem que grande parte das principais ações a serem monitoradas está na operação, ou seja, nos ESFORÇOS obtidos para cada RESULTADO.

Leia Mais

Gerenciando seus riscos através do FME


Por: Diego Baldissarelli
Atualmente quando falamos de Gerenciamento de Risco vem em nossas mentes diversos modelos e ferramentas para conseguir de certa forma controlar nossos riscos e podemos citar algumas de vários níveis de maturidade: COSO; SOX; What-if; Matriz de Risco; HAZOP e Árvore de falhas.

Leia Mais

Manual de notação para visualização de informações financeiras da Hichert+Faisst GmbH agora também em português


Por: Ulrich Seidl-Daikcon
Existe a necessidade de padrões de visualização em apresentações financeiras quando levamos em conta os objetivos básicos de comunicação empresarial - informar, a fim de tomar decisões. Estamos convictos de que com a introdução de padrões de notação aumenta a transparência proporcionando compreensão e credibilidade [...]

Leia Mais

Gerenciamento por Indicadores


Por: Mario Sergio Lavorenti
Gerenciar processos significa promover o seu funcionamento, ou seja, fazer com que o trabalho ocorra da maneira adequada ou como esperado e projetado [...]

Leia Mais

Modelagem de Processos


Por: Nicolas Ferrari
O propósito do mapeamento, também conhecido por modelagem, é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento (Fonte: CBOK 3.0), representando graficamente (por meio de mapas, fluxos ou diagramas) um [...]

Leia Mais

A Qualidade pede socorro!


Por Orlando Pavani Júnior
Realmente esta é a percepção de muitas pessoas no ambiente corporativo e os motivos para este tipo de percepção têm lá suas causas mais fundamentais [...]

Leia Mais

Crise!? Ou seria um teste recorrente para separar o joio do trigo!?


Por Orlando Pavani Júnior
Qual a diferença entre a “pessoa física” da “pessoa jurídica”!? Todos os pressupostos conceituais sobre a gestão das organizações inspirou-se no funcionamento dos organismos vivos. O próprio nome “organização” vem de “organismo”; os departamentos das empresas públicas chamavam-se “órgãos” como uma comparação aos órgãos dos sistemas vivos [...]

Leia Mais

ESTUDAR PARA QUE?!


Por Orlando Pavani Júnior
Há uma parcela significativa de pessoas que ainda se perguntam se vale à pena estudar. Pasmem, mas ainda existem certos pais (e mães) que brigam com seus filhos quando [...]

Leia Mais

Conhecendo os Processos da sua Organização


Por Nicolas Ferrari
É muito comum se deparar com diversas pessoas nas organizações que não conhecem mais do que as atividades de sua própria função, independentemente do nível hierárquico em que atua. Esta é uma verdade [...]

Leia Mais

Como Analytics melhorou a experiência do consumidor no Walt Disney World


Por Daniela Benetti Pelagalo
No meio dos anos 1960, o sonho de Walt Disney era construir um resort destinado a famílias como nenhum outro. O sonho se tornou realidade quando o Walt Disney World Resort foi inaugurado em 1971, com [..]

Leia Mais

As dificuldades de ontem e hoje na tomada de decisão sem dados e informações


Por Daniela Benetti Pelagalo
No final de 2010 a empresa de consultoria em que trabalho realizou uma pesquisa de mercado para mapear a utilização de dados internos no processo de tomada de decisão junto a empresas dos mais diversos setores [..]

Leia Mais

Cinco lições que o Capitão Kirk (série Jornada nas Estrelas / Star Trek) pode nos dar sobre Gestão Organizacional (texto adaptado por Orlando Pavani Júnior da Revista Forbes)


Por Orlando Pavani Junior
Capitão James Tiberius Kirk é um dos capitães mais famosos da história da Frota Estelar. Há uma boa razão para isso. Ele salvou o planeta Terra várias vezes, parou o Doomsday Machine, ajudou a negociar a paz com o Império Klingon, manteve o equilíbrio de poder entre a Federação e o Império Romulano, e ainda conseguiu lutar contra os nazistas.

Leia Mais

Custo da Não Qualidade nas Empresas


Por Mario Sergio Lavorenti
Muitos falam sobre a importância em manter um sistema de Gestão da Qualidade. Sob este aspecto, podemos classificar as empresas que buscam sistemas como este em dois tipos: aquelas de necessitam da certificação para legitimar a necessidade de um cliente específico (o famoso “prego na parede”), e aquelas que de fato implementam um sistema de gestão da qualidade para melhoria contínua de seus processos visando tornar mais competitiva, eliminando desperdícios, ineficiências e retrabalhos.

Download

Esforço do Cliente x Fidelidade


Por Mario Sergio Lavorenti
No mercado competitivo de hoje, muitos gestores estão focados na idéia de encantar o seu cliente para assegurar sua fidelidade. Uma pergunta que não podemos deixar de lado: Quantas vezes você como consumidor não comprou mais de uma empresa por conta do atendimento? Ou melhor, quantas vezes você escutou alguém prestigiar uma empresa por receber um atendimento exemplar? Provavelmente não muito.

Download

A importância dos indicadores nas Organizações


Por Mario Sergio Lavorenti
Os indicadores medem o Desempenho Global das Organizações, que nada mais é a agregação de valor das partes interessadas e a efetivação dos pressupostos estratégicos.

Download

Tocar ou Gerenciar sua Empresa


Por Mario Sergio Lavorenti
Muitos empresários garantem que “gerenciam” suas empresas; mas o que é exatamente gerenciar uma empresa? Um bom gerenciamento caracteriza-se preponderantemente pela postura sistêmica e ativa de, profissionalmente, “Interferir” em algo para, mediante esta interferência, conquistar otimização de resultados ou ainda reversão de tendências negativas.

Download

O tombamento da gestão empresarial por meio de processos


Por Mario Sergio Lavorenti
Você já dever ter ouvido falar em Gestão por Processos; mas exatamente o que significa gerir uma empresa por Processo? Bom, para responder esta pergunta será necessário explicar as etapas de um projeto de mapeamento de processos.

Download

Gestão por Processos (BPM): uma mudança de filosofia gerencial


Por Rafael Scucuglia
Nova "filosofia gerencial" procura identificar os processos multifuncionais de uma empresa e prover valor e eficiência às organizações.
O tema "Gestão por Processos" está ganhando notoriedade ao redor do mundo. O recente crescimento do número de associados da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals), sediada nos Estados Unidos, é indicador da relevância que o tema tem apresentado nos cenários acadêmicos e profissionais mundiais.

Download

Você acerta na curva de cargos e salários de sua empresa?


Por Rafael Scucuglia
O que compõe o salário de um profissional? Quais são os fatores que afetam diretamente essa diferenciação? O que é um salário justo dentro de sua empresa? Só podemos responder essa questão se tivermos um critério claro e preciso para definição de níveis salariais. Sob o ponto de vista trabalhista, salários de igual valor serão os que forem feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica entre pessoas, cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos. É o tal do “paradigma salarial”.

Download

A I.I (Inteligência da Informação) como fundamental nas empresas


Por Rafael Scucuglia
Na era da informação as organizações precisam focar na “inteligência das informações”. Assim como somente dados bem armazenados não bastam, informações sem foco e sem estudo também não. É preciso mais! É preciso estudá-las e analisá-las de forma adequada, estruturada e contínua. Os administradores precisam não só destinar recursos à gestão de TI. É necessário considerar uma lacuna cada vez mais latente.

Download

Avaliação de Desempenho e Análise de Performance


Por Orlando Pavani Junior
Muitas empresas depositam na AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO o mecanismo que somente a ANÁLISE DE PERFORMANCE seria competente. O correto é utilizar ambas as abordagens, mas em momentos distintos. Ou seja, devemos fazer primeiramente a AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO do profissional, num determinado momento para DEPOIS, e somente depois, realizar as ANÁLISES DE PERFORMANCE do mesmo profissional, dali em diante, como meio de diferenciação.

Download

Aprenda a avaliar sua equipe por desempenho


Por Wellington Marques
Basear-se, preponderantemente, na avaliação focada em características e critérios exclusivamente pessoais como usualmente ocorre, não tem se mostrado tão efetivo. No início destes processos, quando tudo é novidade, a sensação é que os resultados serão agregadores. Porém, passado algum tempo e, principalmente , quando estes são atrelados a algum tipo de remuneração variável, tudo muda.

Download

Plano de Negócios como ferramenta fundamental para sustentabilidade


Por Wellington Marques
Nesse artigo, o especialista Wellington Marques, da Gauss Consulting, aborda os problemas do empreendedorismo no Brasil, bem como o reflexo disso na falta da construção de um plano de negócios profissional. Acompanhe o passo a passo para aplicar um Business Plan que vai ao encontro da sustentabilidade das organizações.

Download

Pesquisa de satisfação: não basta somente tabular


Por Estela Quiaratto
O cruzamento entre expectativa e satisfação é fundamental para uma pesquisa desta natureza. Para classificar com veemência os clientes satisfeitos dos não satisfeitos e identificar qual o foco da insatisfação , utilizar recursos estatísticos é uma atitude crucial.

Download

Estratégia – Transformando ações contundentes em resultados


Por Wellington Marques
Fazer o que deve ser feito de forma coerente, estruturada e com foco, consiste em executar ações sem compromisso com a comodidade e, sim, aplicar a descentralização substancial do poder.

Download

Por que BI deveria significar “Business Information” e não “Business Intelligence”


Por Estela Quiaratto Brandão
O BI não basta. É preciso incorporar “Inteligência Analítica ao processo”. Os softwares de BI se propõem a disponibilizar a informação necessária, no momento adequado, para a pessoa certa. Mas não bastam para alavancar as decisões, de fato. É preciso incorporar um elemento analítico mais aprofundado.

Download

O Fator Humano como elemento propulsor do Business Intelligence.


Por Rafael Scucuglia
O mercado carece de profissionais analíticos, com a competência e especialização necessária para aplicar modelos quantitativos de maneira sistemática e pró ativa. As organizações, nesta linha, acabam não detendo o capital intelectual necessário para que análises complexas possam transformar números em conhecimento, dados em decisões, informações em inovações.

Download

Afinal de contas, o que é o efetivo BSC?


Por Wellington Pereira Marques
Muito tem se falado sobre esta ferramenta, seguindo uma tendência, evidente nas últimas décadas, que mostra o surgimento de diversas metodologias, que na sua maioria propõem um aperfeiçoamento. Ou em alguns casos, a substituição dos tradicionais controles gerenciais, que na sua essência, focam de maneira arcaica e superficial apenas as medidas econômico-financeiras de uma empresa.

Download

A Vez da Inteligência Analítica como ferramente de otimização da base de dados


Por Rafael Scucuglia
Atrevo-me a dar minha opinião sobre um dos próximos grandes temas a entrar na pauta. Inteligência Analítica. Com o advento da informatização, a utilização de sistemas informatizados é pré-requisito para toda organização. Softwares ERP’s passaram a ser constantes, comuns epresentes. E com eles,extensas bases de dados surgiram nas empresas. Informações que antes não existiam passaram a ficar disponíveis. A grande questão em evidência é: como o gestor deve utilizar toda esta base em prol do sucesso dos negócios? Qual a melhor maneira de analisar os dados? Como utilizá-los para o real sucesso da organização? Como maximizar os resultados corporativos?

Download

Como mensurar a satisfação de clientes?


Por Rafael Scucuglia
Medir a satisfação de clientes passou a ser uma atividade em ascensão com o decorrer do tempo. Técnicas e teorias são desenvolvidas e aperfeiçoadas frequentemente.

Download

Como mapear seus processos.


Por Rafael Scucuglia
Um dos assuntos relacionados a gestão organizacional, muito em evidência hoje em dia é a “gestão por processos”. Desde que foi incluso como um dos fundamentos da ISO 9001 versão 2000, o assunto espalhou-se, ganhou notoriedade e foi muito discutido pelas organizações.

Download

Será mesmo que você é mesmo substituível?


Autor desconhecido
Entenda porque ninguém é substituível. Afinal, quem substituiria ícones como Beethoven, Tom Jobim, Ayrton Senna, Ghandi, Frank Sinatra, Garrincha, Santos Dumont, Albert Einstein, Picasso, Zico, entre muitos outros?

Download

Cursos são teóricos e treinamentos são práticos


Por Orlando Pavani Junior
Treinamento sistemático e continuado: já está consolidado. É prática de excelência e, portanto, exemplar nas organizações comprometidas com os resultados auto-sustentáveis de suas operações. Mas Qual o estilo a adotar?

Download

É preciso parar de ensinar para voltar a aprender


Por Orlando Pavani Jr.
Num mundo cada vez mais difícil de se perpetuar profissionalmente, principalmente sem dispor do uso contínuo da intelectualidade mais formal, ainda assistimos tantos brasileiros sem a formação acadêmica básica a serviço da competitividade organizacional mais elementar.

Download