Entenda o que é Gamificação e como aplicar essa nova metodologia de aprendizado no ambiente corporativo

Gamificação (ou gamification, no termo inglês) é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas a resolver problemas e melhorar o aprendizado, em busca de ações e comportamentos em ambientes fora do contexto tradicional que promovam a inovação e a conscientização do todo.

A cada sessão do jogo adotado é proporcionado um aumento significativo da compreensão e um engajamento no despertar a curiosidade dos jogadores, além dos desafios propostos, na gamificação. As recompensas também são itens cruciais para o sucesso no mundo corporativo.

 

Jogos que temos credenciamento para aplicar

XPERT BT Game

O Business Transformation Game (BT GAME) foi criado por Paulo Carvalho da XPER e traz para o mundo dos negócios uma nova forma de impulsionar transformação pela inovação. Sua dinâmica lúdica e sua abordagem precisa para criar ações de transformação e insights de inovação, gera estratégias de impacto positivo e sustentáveis de maneira rápida e com resultados imediatos. Nada melhor para desenvolver inovações do que jogar um game que foi criado especificamente para isto.

Negócio Sustentável

Negócio Sustentável foi criado por Glória Pereira da SINERGIA e é um jogo para despertar atitudes empreendedoras e comportamentos de transformação da escassez. O ambiente é de cooperação lucrativa para empreendedores, investidores e territórios. Abre espaço para reflexão, integração e desenvolvimento de habilidades em negócios, liderança de equipes, através de 5 recursos básicos: Pessoas, Conhecimento, Tecnologia, Finanças e Meio-ambiente.

Objetivos de cada jogo

XPERT BT Game

  • Novas estratégias no desenvolvimento de produtos e serviços exponenciais;
  • Nova estratégia humana com equipe voltada a inovação com habilidade multidisciplinares;
  • Aumento do intra empreendedorismo;
  • Mudança de Mindset fixo para crescimento, criatividade e novas ideias;
  • Alinhamento de novos propósitos.

Negócio Sustentável

  • Aprimorar as habilidade em negociação;
  • Estimular a criatividade nos negócios;
  • Gerar soluções sustentáveis para os problemas;
  • Desenvolver a mentalidade empreendedora;
  • Melhorar resultados pessoais e profissionais.
  • Aprenda um Novo Conceito Win-Win (Ganha - Ganha)

Princípios de cada jogo

XPERT BT Game

  • Fase 1 - Descobrindo o negócio

    Na primeira fase do jogo, cada jogador ou equipe recebe uma carta com o nome de uma grande empresa de sucesso, este participante ou equipe não poderá ler a sua carta e utilizando apenas técnicas de questionamento, para as outras pessoas do jogo, será desafiado a identificar qual negócio se encontra em seu poder. Esta fase é de fundamental importância pois o mentor consegue avaliar o nível de conhecimento sobre a linguagem de negócios de cada participante.

  • Fase 2 - Modelando o Negócio

    O jogador ou equipe que primeiro descobrir o nome de sua grande empresa de sucesso, na etapa anterior, terá no tabuleiro o modelo de negócio representado. Objetivo agora passa a ser acertar o maior número de componentes do Modelo de Negócio (CANVAS) desta empresa utilizando fichas com possíveis repostas representando o referido Modelo de Negócio.

  • Fase 3 - Desafiando

    O jogador ou equipe que acertar o maior número de respostas na modelagem anterior terá o direito de propor um problema ou uma oportunidade para que todos os jogadores em colaboração desenvolvam produtos, serviços e um eventual novo modelo de negócio que resolva a questão. O Próprio ambiente formado neste momento propiciará ideias de nível elevado de criação que potencialmente poderão transformar o negócio de sua empresa.

  • Fase 4 - Inovando

    Por meio de cartas inspiradoras com 12 tipos de inovação e mais de 45 cases de sucessos, o participante poderá identificar qual inovação pode ser aplicada ao modelo de negócio da sua empresa. No final o participante terá um portfólio de idéias inovadoras que abastecerão o seu planejamento estratégico de novas iniciativas.

  • Fase 5 - Transformando

    Após a geração de insights de inovação aplicamos a metodologia 5W2H para geração de ações de transformação que vão viabilizar as tarefas necessárias para viabilizar os resultados decorrentes do BT GAME. Uma fase que pode caracterizar um Plano de Ação real para implementação das inovações apreendidas durante o game

Negócio Sustentável

  • Objetivos e Desafios do Jogo

    Este jogo tem dois desafios bastante claros: o primeiro é coletivo (ao término do jogo deixar cada um dos 12 territórios do tabuleiro com, pelo menos, 4 recursos de cada um dos 5 tipos) e o segundo é individual (realizar o maior número de negócios possível, tanto das próprias cartas de negócios quanto através de investimentos nas cartas dos outros empreendedores, com busca de lucro pessoal e para todos os outros empreendedores e investidores.

  • Missão do Jogo

    Levar aos jogadores a visualizar o Planeta Terra como uma unidade, com partes diversas, recurso diferentes, porém todos interdependentes. Perceber que cada jogador ao decidir sobre determinada ação, tem o poder de interferir tanto em um território como em todo o planeta, experimentando o desafio e o prazer da geração de riqueza com sustentabilidade.

  • Visão do jogo

    Negociação é a solução para qualquer problema do Planeta Terra. Negociar é um ato humano de criatividade, passível de aprendizagem de aperfeiçoamento. É possível negociar tendo lucros pessoais, lucros para o território e lucros para todo o planeta. A riqueza não é mais medida pela quantidade de dinheiro, mas pela multiplicação dos recursos de cada território, e por consequência, de todo o planeta. Os jogadores tem que enxergar o dinheiro como apenas um dos recursos, que é um meio para facilitar os negócios, e não um fim. Não interessa mais levar os outros jogadores a falência, porque estaria diminuindo as oportunidades de novos negócios.

  • A Coopetição

    O ambiente de negócios globais exige o exercício da coopetição (um neologismo que incorpora cooperação na competição). Temos um sonho maior, que é o desafio coletivo, e que as ações individuais de cada jogada podem levar à realização deste futuro melhor para o planeta e para todas as demais partes interessadas (stakeholders). Os riscos fazem parte da vida de cada um e do planeta, portanto, aprender a calculá-los e a lidar com eles pode ser vital para podermos aproveitar, com plenitude, 100% das oportunidades. Os benefícios são vários, o primeiro é o aspecto lúdico, interativo e social. Desenvolve a principal habilidade do cidadão do Século XXI, que é a negociação. Quanto mais se joga, melhor se torna a pessoa, tanto nas funções mentais e emocionais quanto nos aspectos éticos e de responsabilidade para consigo mesmo, com os outros, com os territórios e com o planeta. Em termos de neurociência o jogo estimula a conexão neural dos dois hemisférios cerebrais, do direito (intuição e criatividade) com o esquerdo (racional e numérico).

Assista aos vídeos e conheça os jogos

Prof. Orlando Pavani Júnior

Desde 1990 trabalhando exclusivamente com Consultoria de Organizações tendo suas duas empresas (Gauss Consulting Group e Olho de Tigre) sobrevivido por diversas crises devido sua expertise em VENDER e prestar serviços de excelência em suas área de atuação. Dada esta expertise em Vender para empresas por meio de relacionamentos LEAIS com PESSOAS, desenvolvi uma Metodologia própria que adaptou tudo de científico que foi publicado sobre VENDAS em algo prático e estruturado.

Para baixar o PDF do CV completo clique aqui

GAMIFICAÇÃO, UMA FORMA LÚDICA DE OBTER RESULTADOS INOVADORES COM SUA EQUIPE

Para maiores informações ou agendar uma degustação, sem compromisso, clique aqui

Edifício Domo Business
Rua José Versolato, nº 111, sala 703
Centro – São Bernardo do Campo, SP - CEP: 09751-020
Telefone: 4220-4950  Segunda à Sexta, das 08h00 às 17h00

A Gauss é uma empresa especializada em Inteligência de Negócios. Acesse nosso site: www.gaussconsulting.com.br.